Pavan informa paralisação de rodovia por produtores de alho



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) informou que produtores de alho de Santa Catarina fecharam o trevo de ligação das BRs 470 e 116 por tempo indeterminado, como forma de protestar contra os prejuízos que o setor vem acumulando com a importação indiscriminada de alho produzido na China e na Argentina. Os produtores também estão reclamando da falta de uma política governamental que garanta a compra da safra deste ano.

De acordo com a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), citada pelo senador, das 13 mil toneladas colhidas nesta safra em Santa Catarina, mais da metade ainda não foi comercializada.

- Nesta época, os produtores deveriam estar iniciando a plantação da próxima safra, mas sequer negociaram a anterior - afirmou Pavan.

Segundo o senador por Santa Catarina, cerca de 20% do total colhido já se perdeu e deve ser descartado pelos produtores em virtude do apodrecimento do produto. Ele acrescentou que o alho importado está chegando ao mercado atacadista com preços inferiores aos praticados pelo produtor nacional, que tem custos de produção maiores.

Outra preocupação dos produtores de alho, acrescentou Pavan, é com relação ao pagamento dos financiamentos contraídos pelas famílias de pequenos agricultores da região. O senador lembrou ainda que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou esta semana requerimento de sua autoria propondo a realização de audiência pública com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para debater os prejuízos para o setor com a importação de alho.



28/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pavan diz que Judiciário prejudica o alho brasileiro

Pavan quer ouvir ministro da Agricultura sobre importação de alho

Fátima Cleide apóia paralisação dos produtores de leite de Rondônia

Pavan informa que comissão do Senado transferiu ida a Santa Catarina para o dia 11

Leonel Pavan defende produtores de tabaco

Pavan apela em favor dos produtores de arroz