Pavan rejeita aumento da contribuição previdenciária para pagar aposentados



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) criticou nesta sexta-feira (19), em Plenário, a medida sugerida pelo governo de aumentar em três pontos percentuais, durante cinco anos, as contribuições de empregadores e empregados para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como forma de financiar a reposição de perdas sofridas pelos aposentados a partir de 1994, calculadas em R$ 12,3 bilhões.

A seu ver, o aumento da contribuição tornará ainda maior o peso da carga tributária do país. Ele citou estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, segundo o qual a tributação dos salários aumentou 6% em 2003, em relação ao ano anterior. Os descontos para o Imposto de Renda e para o INSS, citou, já alcançam quase 20% dos salários. Enquanto isso, observou o senador, a maior parte dos acordos salariais negociados no ano passado resultaram em reajustes salariais abaixo da inflação.

- É absurdo o que está acontecendo em matéria de carga tributária, e agora ainda vemos estampado nos jornais esse aumento da contribuição do INSS para pagar a dívida com os aposentados. Tenho admiração pelo ministro da Previdência, Amir Lando, simpático e trabalhador, e não acredito que isto tenha partido dele - afirmou Pavan.

Ao afirmar que os brasileiros não suportam mais a carga tributária, o senador observou que não procurava desestabilizar o governo, mas sim, pelo contrário, contribuir para melhorar a situação da população. Ele pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que cumpra as promessas feitas durante a campanha eleitoral, uma vez que a frustração da sociedade estaria prejudicando todo o meio político.

- Precisamos que o povo tenha confiança nos seus representantes, mas dessa forma dá impressão de que todos estão na mesma panela - alertou.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) concordou com a necessidade de se alertar o governo para os efeitos de suas medidas sobre a economia, e observou que o aumento da carga tributária pode resultar na migração de trabalhadores para a economia informal.

Pavan recordou que havia apresentado projeto para regulamentar a atuação dos bingos e o retirou depois que o governo anunciou a sua própria proposta nesse sentido. Agora, lamentou, o Executivo decidiu voltar atrás e não regulamentar os bingos. Em seguida, o senador solicitou atenção especial aos agricultores de Santa Catarina que estão sofrendo as conseqüências da estiagem que ocorre no Sul. Como muitos agricultores perderam a produção em função da seca, disse ele, o governo poderiam ampliar o prazo de seus financiamentos, além de abrir novas linhas para a construção de poços artesianos. "Os produtores estão em um beco sem saída", afirmou.



19/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prazo para pagar contribuição previdenciária de janeiro termina nesta quarta (15)

Prazo para pagar contribuição previdenciária de novembro vence nesta 5ª feira

Facultativos devem para pagar contribuição previdenciária de dezembro nesta segunda

Prazo para pagar contribuição previdenciária de junho ao INSS termina nesta sexta

Prazo para pagar contribuição previdenciária de março vence nesta sexta-feira (15)

SANCIONADA LEI SOBRE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DOS APOSENTADOS