Pavan: vereador é base da política nacional
Falando em nome do PSDB na homenagem realizada pelo Plenário nesta quinta-feira (13) ao Dia Nacional do Vereador, o senador Leonel Pavan (SC) afirmou que todos os vereadores, independentemente do lugar onde atuem, têm igual valor e importância para a política do país. Ele também destacou o papel de fiscalizador da administração pública desempenhado pelo vereador e realçou a função legislativa que cabe aos representantes municipais.
Segundo Pavan, não existiriam partidos políticos nem política partidária sem a existência dos vereadores, pois são eles, observou, que, diariamente, entram em contato com as comunidades e os problemas, necessidades e esperanças dessas pessoas.
- Não há pujança partidária sem a presença dos milhares de vereadores que permitem aos partidos políticos se fazerem ouvidos pelo povo. E quanto menor é a comunidade de que se fala, tanto mais importante o papel do vereador e tanto maior a sua proximidade com os munícipes - afirmou o senador.
Para ele, ser vereador em São Paulo pode gerar maior visibilidade, pela relevância da metrópole para o país, mas ser vereador em cidades menores e desconhecidas, como algumas localizadas no interior da Amazônia, pode significar, na visão do parlamentar, maior eficácia na representatividade da cidadania.
- Há vereadores mais ou menos atuantes, mas todos igualmente importantes para que a pirâmide da política partidária possa se edificar - atentou Leonel Pavan, acentuando acreditar que a maioria dos problemas nacionais terão solução a partir dos municípios.
O senador catarinense ainda informou que o país tem hoje mais de 100 mil vereadores e que a tendência é que esse número cresça, já que a população está aumentando e o número desses representantes é proporcional ao total de habitantes de cada município.
A esse respeito, pediu que o Congresso delibere sobre proposta de emenda constitucional nº 7/1992, que altera o modo de cálculo de composição das câmaras municipais. A emenda sugere uma gradação entre o número limite de vereadores para cidades com até um milhão de habitantes (21) e aquele permitido para quem tem número acima desse total (33).
13/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pavan pede voto de pesar por vereador de Camboriú
Pavan: acidente matou vereador que lutava pela duplicação da BR-101
SENADO COMEMORA DIA NACIONAL DO VEREADOR
Pavan critica política econômica
CAS VAI DEBATER POLÍTICA ESPACIAL E SITUAÇÃO DA BASE DE ALCÂNTARA
CAS VAI DEBATER POLÍTICA ESPACIAL E SITUAÇÃO DA BASE DE ALCÂNTARA