PDT estréia na campanha de Britto









PDT estréia na campanha de Britto
A ausência do prefeito Geraldo Mânica, que pretende apoiar Tarso Genro, constrangeu trabalhistas de Estrela

Constrangimento foi a palavra escolhida por pedetistas de Estrela para definir o clima no município do Vale do Taquari durante a visita do candidato Antônio Britto (PPS), no sábado.

O prefeito Geraldo Mânica (PDT) não estava na cidade para receber o ex-governador, que durante o fim de semana carregou bandeiras do PDT e fez campanha acompanhado de líderes trabalhistas em Triunfo e Taquari.

A visita a Estrela ocorreu três dias depois de Mânica reunir-se na Capital com lideranças do PT, entre elas o ex-pedetista Sereno Chaise, para discutir seu eventual apoio a Tarso Genro (PT).

– Assessores de Britto procuraram o prefeito Mânica na quinta-feira, um dia depois da reunião em Porto Alegre, para acertar a visita do candidato à prefeitura, mas não foram recebidos – contou um dos dirigentes do PDT de Estrela.

O namoro entre o PT e prefeitos do PDT descontentes com a decisão da cúpula estadual de apoiar Britto provocou mal-estar entre os pedetistas de Estrela. Segundo o presidente do PDT no município, Nestor José Sulzbach, a viagem de Mânica a Porto Alegre foi uma decisão unilateral. Segundo ele, a executiva local estaria fechada em torno de Britto.

– Fiquei sabendo, pelos jornais, que o prefeito tinha se encontrado com o PT. Ficou chato ter ido sem ao menos consultar o partido no município – lamentou Sulzbach.

Além de Mânica, encontraram-se com líderes do PT na Capital os prefeitos pedetistas de Cerro Grande do Sul, Pareci Novo e Taquara. Para o vereador de Estrela Ademar Dadal (PDT), que abre o voto para o ex-governador, o município sairia perdendo com uma eventual rejeição à visita de Britto à prefeitura:

– E se esse candidato vencer? Quem perderá será Estrela.

Enquanto Britto visitava a cidade, o prefeito participava de uma reunião em Lajeado, a 10 quilômetros de Estrela. Mânica negou ter sido procurado por assessores do ex-governador durante a semana.

– Já recebi Britto na outra vez em que ele esteve em Estrela e nunca me passou pela cabeça não recebê-lo na prefeitura. As portas estarão sempre abertas a ele e a qualquer outro candidato – disse.

Britto chegou à cidade por volta das 8h30min e foi direto à sede da Associação Brasileira de Criadores de Suínos. Das mãos dos produtores, o candidato recebeu uma pauta de reivindicações, entre elas incentivo ao aumento da produção de milho – insumo básico da atividade. O candidato negou que o fato de não ter ido à prefeitura esteja relacionado à reunião entre Mânica e os representantes do PT:

– Não posso ir às prefeituras cada vez que vou aos municípios. Quando vou a primeira vez, visito o prefeito. Não tenho dúvida de que o prefeito de Estrela vai estar conosco na hora certa. Estamos tranqüilos em relação a isso. Se tivemos jeito para conquistar o apoio do Brizola, não vai nos faltar jeito para conquistar Mânica.


Zambiasi e Emília estão na frente
Petista subiu 6,6% e está em segundo lugar

Sérgio Zambiasi (PTB) e Emília Fernandes (PT) estão na frente para ocupar as duas vagas gaúchas ao Senado.

No levantamento realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (Cepa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o presidente da Assembléia Legislativa tem 35,4% das intenções de voto e a petista está com 30,9%.

A última pesquisa do Cepa, realizada em julho, apontava Emília em terceiro lugar, empatada tecnicamente com José Fogaça (PPS), que atualmente está com 24,3%. Quarto colocado, Paulo Paim (PT) tem 20,7% da preferência dos eleitores.

Emília foi a candidata que apresentou melhor desempenho neste mês, crescendo em 6,6 pontos percentuais em relação a julho.

A petista é a preferida entre os eleitores na faixa etária de 16 a 19 anos (37,4%), enquanto Zambiasi tem melhor desempenho entre os gaúchos com mais de 40 anos (37,4%), mesma faixa em que Fogaça tem seu maior índice, atingindo 29,9%

Na comparação por escolaridade, Emília (35,3%) e Fogaça (35,1%) são os preferidos dos eleitores com Ensino Superior, enquanto Zambiasi é o favorito entre os que têm ensinos Fundamental (37,5%) ou Médio (39,1%).

Os eleitores que não sabem em quem votar ou não opinaram são 51,4%. Para o levantamento, realizado nos dias 13 e 14 de agosto, foram ouvidos 1.754 eleitores gaúchos de 48 municípios. A pesquisa tem margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou menos.


Ciro assume a liderança no RS
Ciro Gomes (PPS) assumiu a liderança na corrida para a presidência da República no Estado, com 33,2% da intenção de voto dos gaúchos.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em segundo lugar, com 29,8%. Os números são do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (Cepa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A diferença entre os dois primeiros colocados é de 3,4 pontos percentuais, superior à margem de erro da pesquisa, que é de 2,4 pontos para mais ou para menos. No levantamento do Cepa realizado no mês passado, a diferença entre os dois era de apenas 0,7 ponto percentual, com vantagem para Lula.

O candidato do PSDB, José Serra, está em terceiro, com 12,8%. Ele perdeu 6,8 pontos percentuais na comparação com o último levantamento. Anthony Garotinho (PSB) está em queda desde a primeira pesquisa Cepa, realizada em maio. O ex-governador do Rio tem agora 5,6% da preferência dos eleitores.

No cruzamento por faixa etária, Ciro é o preferido entre os jovens de 16 a 19 anos (35,3%), enquanto Lula tem melhor desempenho na faixa de 20 a 39 anos (32%).

No cruzamento por escolaridade, Ciro é o escolhido por 38,7% dos eleitores com Ensino Superior, faixa em que Lula tem 34,8% da intenção de voto e Serra 12,2%. Entre os eleitores com Ensino Fundamental, o candidato da Frente Trabalhista tem a preferência de 29,8% e o petista 29,4%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 deste mês, com 1.754 eleitores de 48 municípios gaúchos.


TRE redistribui tempos
Com a renúncia de José Fortunati (PDT) à candidatura, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) resdistribuiu entre os demais candidatos a governador o tempo de 1 minuto e 58 segundos a que teria direito. A dissolução da coligação Rio Grande sem Medo (PL-PSD-PGT) também alterou o tempo dos partidos e coligações.

A partir de manhã, tem início no rádio e na TV o horário eleitoral gratuito. Os blocos desta terça-feira serão destinados aos candidatos à Presidência da República e à Câmara dos Deputados. Na quarta-feira, o horário está reservado para a disputa pelo Palácio Piratini, Assembléia Legislativa e Senado.


Rigotto busca apoio de pedetistas em Ijuí
Candidato tentará adesão de militantes do PDT no Interior

O candidato ao governo do Estado pela coligação União pelo Rio Grande, Germano Rigotto, iniciou neste final de semana, em Ijuí, os primeiros movimentos oficiais de aproximação com as bases do PDT na busca do apoio a sua candidatura.

Durante encontro com o prefeito do município, Valdir Heck (PDT), o peemedebista ressaltou a intenção de discutir propostas que permitam um trabalho conjunto com pedetistas. Rigotto argumentou que sua candidatura tem o perfil mais próximo da proposta que vinha sendo defendida por José Fortunati, ex-candidato do partido.

– Estamos construindo um projeto de centro-esquerda, em que as semelhanças nos aproximam do que vinha sendo apresentado povo gaúcho pelo PDT – afirmou o candidato.

Heck reconheceu a importância da abertura do diálogo e disse que definirá se apóia Britto, seguindo a determinação partid


Artigos Relacionados


Britto estréia no PPS com críticas a FH

Britto cumpre roteiro de campanha em Santa Maria

Ministério estreia campanha para turismo acessível

Nova campanha Finep 30 dias estreia nesta segunda (10)

TV Cultura estréia campanha para público infanto-juvenil

Finep estreia campanha publicitária sobre dificuldades de empresas inovadoras