PEC da cláusula de desempenho está pronta para ser votada em primeiro turno



A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/07, do senador Marco Maciel (DEM-PE), que estabelece a cláusula de desempenho para partidos políticos - ou "cláusula de barreira", como ficou conhecida - cumpriu a determinação constitucional de cinco sessões de discussão em Plenário e está pronta para ser votada em primeiro turno.

A proposta foi apresentada pelo parlamentar - que é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) - em 6 de fevereiro de 2007 e teve como relator naquele colegiado o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

A PEC acrescenta § 5º ao artigo 17 da Constituição, autorizando distinções entre partidos políticos com base no seu desempenho eleitoral. De acordo com a proposta, a lei poderá, para fins de funcionamento parlamentar, "estabelecer distinções entre partidos que obtenham um mínimo de cinco por cento de todos os votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos um terço dos estados, com um mínimo de dois por cento dos votos válidos de cada um desses estados na mesma eleição e os partidos que não atinjam esse patamar".

Em 28 de fevereiro do ano passado, a CCJ aprovou o relatório de Jarbas Vasconcelos acolhendo emenda apresentada pelo falecido senador Jefferson Péres (PDT-AM), que retira a expressão "funcionamento parlamentar", conceito que regula, entre outras coisas, o acesso dos partidos ao fundo partidário e à manutenção de lideranças no Congresso Nacional. Jarbas Vasconcelos observou em seu relatório, à época, que a supressão da expressão "amplia o alcance da referida lei, que poderá estabelecer distinções entre os partidos, com base no desempenho eleitoral, não apenas para efeito de funcionamento parlamentar, mas para outros efeitos que o legislador julgar necessários".

Durante a discussão em Plenário, foi apresentada nova emenda pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) - que já havia apresentado emenda durante a discussão da matéria na comissão, na ocasião rejeitada pelo relator. Mas, dessa vez, a sugestão de Valadares foi parcialmente acatada - "no sentido de contribuir para o entendimento e ciente da necessidade de aprovarmos o mais rápido possível este aperfeiçoamento da legislação" - e aprovada pela CCJ, em 21 de fevereiro deste ano - quase um ano depois, portanto, da primeira manifestação daquela comissão sobre a proposta.

A emenda acatada restabelece a expressão funcionamento parlamentar, mantendo as cláusulas de desempenho necessárias para atingi-lo, e faculta, aos partidos que não atingirem o patamar estabelecido sua união em federações partidárias, "desde que vigore durante toda a legislatura, mediante registro, até a diplomação dos eleitos, perante o Tribunal Superior Eleitoral."



26/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC que cria Fundo de Combate à Violência está pronta para votação em primeiro turno

CLÁUSULA DE BARREIRA SERÁ VOTADA EM TURNO SUPLEMENTAR

PEC da Felicidade está pronta para ser votada na CCJ

EMENDA DOS MILITARES ESTÁ PRONTA PARA SER VOTADA

PEC que altera cobrança do ICMS está pronta para ser votada

Proposta que reduz recursos na Justiça está pronta para ser votada na CCJ