PEC da perda automática de mandato terá tramitação especial
Tramitará com calendário especial a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2013, que determina a perda imediata dos mandatos de parlamentares condenados, em sentença definitiva, por improbidade administrativa ou crime contra a administração pública. O requerimento de tramitação acelerada, apresentado pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), autor da matéria, foi aprovado em Plenário nesta terça-feira (27).
Pelo texto da PEC, a cassação do mandato passa a ser imediata, mediante comunicação do Poder Judiciário, após o chamado “trânsito em julgado”, quando não resta mais possibilidade de recurso. A proposta se tornou conhecida como “PEC dos Mensaleiros” ao ser associada ao debate sobre a perda automática de mandatos de parlamentares condenados no julgamento do Mensalão. Nas regras atuais, conforme o entendimento vigente do Supremo Tribunal Federal (STF), cabe ao Congresso Nacional definir o destino do parlamentar condenado.
A matéria, aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em 14 de agosto, será submetida a discussão e votação em dois turnos.
Outras PECs
Na sessão desta terça houve também a quarta sessão de discussão, em primeiro turno, da PEC 32/2010, que explicita no texto constitucional a condição do Tribunal Superior do Trabalho (TST) como órgão do Poder Judiciário e suas competências.
Já a PEC 45/2009, que detalha as estruturas de controle interno na administração pública, passou pela segunda sessão de discussão.
As propostas de emenda à Constituição têm de passar por cinco sessão de discussão em primeiro turno e três no segundo turno. Se aprovadas em ambos, seguem para exame da Câmara dos Deputados, onde passam pelo mesmo rito.
27/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto que permite sessão aberta em casos de perda de mandato terá tramitação normal
Plenário segue com discussão da perda automática de mandato
Perda automática de mandato começa a ser debatida em Plenário
PEC sobre perda automática de mandato recebe emendas
Aprovada a perda automática de mandato para parlamentar condenado
Plenário inicia análise da PEC que trata da perda automática de mandato