PEC que beneficia estados exportadores tem quarta sessão de discussão



Transcorreu nesta quarta-feira (20) a quarta sessão de discussão, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC) que beneficia estados que tenham superávit em sua balança comercial com o exterior. A PEC, de autoria do senador Fernando Ribeiro (PMDB-PA), destina um quinto do valor arrecadado com o Imposto de Importação (II) para os estados e o Distrito Federal, proporcionalmente ao saldo positivo anual de sua balança comercial, até o limite máximo de 10% do saldo que produzir.

A proposta foi ao Plenário com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde foi relatada pelo senador Antonio Carlos Junior (PFL-BA). O presidente do Senado, Ramez Tebet, determinou que a quinta e última sessão de discussão em primeiro turno será realizada na próxima quarta-feira (27), quando poderá já ser votada.

A PEC determina que os recursos provenientes do Imposto de Importação serão aplicados em obras de infra-estrutura econômica que devem, preferencialmente, serem destinadas ao fomento das exportações. Em sua justificação, o autor sustenta que a atual legislação não é coerente com a prioridade dada pelo atual governo às exportações, já que -premia generosamente os estados que apresentam déficit nas respectivas balanças comerciais e penaliza duramente os que contribuem com preciosos saldos positivos de divisas para o orçamento cambial da nação-.

Em seu parecer, o relator afirma que o Imposto de Importação ganhará nova dimensão com a aprovação da proposta, ao apoiar - com apenas parte de sua arrecadação - o incremento das exportações e a redução da dependência externa do país.



20/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro anuncia PEC que beneficia estados exportadores

Luiz Otávio pede aprovação de MP que beneficia estados exportadores

PEC do capital estrangeiro tem quarta sessão de discussão

Senado faz quarta sessão de discussão da PEC da CPMF

Última sessão de discussão do CPP é transferida para esta quarta

Cumprida quarta sessão de discussão da PEC da perda automática de mandato