Pedido de vista adia votação de indicados para a Anac



Um pedido de vista solicitado pelos senadores Expedito Júnior (PR-RO) e Heráclito Fortes (DEM-PI) adiou para a próxima terça-feira (11), em reunião marcada para as 11h30, a sabatina e a votação das indicações de Solange Paiva Vieira e de Ronaldo Serôa da Mota para os cargos de diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nas vagas decorrentes do afastamento de Milton Zuanazzi e Josef Barat.

Nem os apelos do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), do líder do DEM, senador José Agripino (RN), do presidente da CI, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), e de senadores da base do governo fizeram com que os pedidos de vista fossem retirados. Tanto o governo quanto a maioria dos senadores da oposição presentes à reunião se uniram na defesa do preenchimento imediato dos cargos na Anac, em virtude da crise aérea brasileira. Eles observaram que, com a chegada das festas de fim de ano, o problema pode ser agravado.

No entender de Expedito Júnior - que faz parte do bloco de apoio ao governo - a solicitação do pedido de vista não tinha nada a ver com as qualidades técnicas dos indicados. Para ele, o adiamento da votação tinha por objetivo "aprofundar os debates em torno do problema aéreo brasileiro".

- Por que tanta pressa para a aprovação dos nomes? Será que os dois irão resolver de imediato o problema da crise aérea que se abate sobre a aviação brasileira? - indagou Expedito Júnior.

Já o senador Heráclito Fortes argumentou que havia solicitado vista em virtude de haver detectado problemas de redação na mensagem presidencial enviada ao Senado.

Apelos

Para Sérgio Guerra, os indicados preenchem todos os requisitos técnicos e de qualificação profissionalpara os cargos, razão pela qual defendeu a imediata aprovação dos nomes. Ele chegou a enaltecer o trabalho do ministro da Defesa, Nelson Jobim, na tentativa de resolver o problema da aviação civil.

José Agripino fez coro com Sérgio Guerra e também elogiou tanto o ministro Jobim quanto os dois indicados. Também saíram na defesa da aprovação dos dois nomes os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), Serys Slhessarenko (PT-MT), Wellington Salgado (PMDB-MG), Augusto Botelho (PT-RR), Renato Casagrande (PSB-ES) e Marconi Perillo. Todos afirmaram que os indicados detinham um currículo invejável e que estavam aptos para assumir os cargos.

06/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedido de vista adia votação de empréstimo para Prefeitura de São Paulo

Pedido de vista adia votação do Estatuto da Juventude na CCJ para a próxima semana

Pedido de vista adia votação da PEC da CPMF

MP do Pronatec tem relatório forável, mas pedido de vista adia votação para esta quarta

PEDIDO DE VISTA ADIA VOTAÇÃO DA REFORMA POLÍTICA NA CCJ

Pedido de vista adia votação da MP que desonera cesta básica