Pedro Simon defende convocação do Congresso para discutir reforma tributária



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um apelo nesta segunda-feira (17) ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), para que promova esforços no sentido de fazer uma convocação extraordinária do Congresso Nacional em janeiro com o objetivo de discutir uma proposta de reforma tributária para o país nesse mês e em fevereiro.

Simon pediu que Garibaldi Alves converse com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com os líderes de todos os partidos no Senado para tentar uma convocação do Congresso tendo em vista a reforma tributária.

O senador frisou que o anárquico sistema tributário brasileiro faz com que a arrecadação de tributos recaia preponderantemente sobre trabalhadores assalariados que têm menos condições de pagar, enquanto as grandes empresas e banqueiros compensam a carga tributária de diversas maneiras. Ele criticou também a concentração de receitas tributárias nos cofres da União, fazendo com que estados e municípios dependam excessivamente do governo federal.

Fernando Henrique Cardoso

Simon, comentando matéria publicada pelo jornal Zero Hora, de Porto Alegre, cobrou do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso explicações sobre seu suposto envolvimento na tomada de decisão dos senadores tucanos de votar contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), na semana passada.

Em apartes, Alvaro Dias (PSDB-PR) e Mário Couto (PSDB-PA) negaram ter conhecimento de qualquer interferência do ex-presidente nas negociações da CPMF. Mão Santa (PMDB-PI) destacou o importante papel desempenhado por Fernando Henrique na estabilização econômica do país.



17/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon defende convocação do Congresso para discutir reforma tributária

Simon defende a necessidade de uma reforma tributária

Pedro Simon defende 'cautela' na reforma administrativa do Senado

Tião Viana defende votação da Reforma do Judiciário no período de convocação do Congresso Nacional

Efraim defende participação do Congresso na discussão da reforma tributária

Pedro Simon pede convocação de Pagot à CPI do Cachoeira