Pedro Simon manifesta preocupação com demora na votação de nova ministra do STF
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) questionou nesta quarta-feira (7) a demora na votação da indicação de Rosa Maria Weber para o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação foi aprovada no dia anterior (6) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, segundo Simon, foi decidido que a matéria seguiria para o Plenário em regime de urgência.
- A secretária-geral da Mesa [Cláudia Lyra] informou que a matéria estaria na votação de hoje, ainda que não estivesse na pauta, mas extrapauta, entraria - disse Simon.
O presidente do Senado, José Sarney, disse que, embora pedida pela CCJ, a urgência não havia sido aprovada pelo Plenário.
- Mas há uma manifestação aqui da liderança do governo no sentido de que não se vote na sessão de hoje - acrescentou o presidente do Senado, que dava início à ordem do dia.
Simon, então, questionou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), se ele se opunha à votação da indicação. Jucá negou, lembrando ter sido o relator da matéria, com voto favorável à indicação de Rosa Maria Weber.
Pedro Simon já havia feito questionamentos sobre a falta de celeridade para a análise da indicação da nova ministra. No último dia 15, em reunião da CCJ, o senador gaúcho mencionou comentários na imprensa sobre suposta manobra para impedir a posse de Rosa Weber ainda este ano, com prejuízos para a decisão do Supremo sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010).
07/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pedro Simon critica demora na instalação da CPI da Petrobras
Simon manifesta preocupação com esvaziamento de CPI do Cachoeira
SIMON MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM DIVISÃO DENTRO DO GOVERNO
Simon manifesta preocupação com opiniões de Toffoli e com sua proximidade a José Dirceu
Pedro Simon manifesta satisfação com escolha do papa Francisco
Pedro Simon manifesta pesar pela morte dos jornalistas Ruy Mesquita e Roberto Civita