Simon manifesta preocupação com esvaziamento de CPI do Cachoeira



Em pronunciamento nesta terça-feira (17), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) voltou a demonstrar preocupação com o enfraquecimento do movimento pela criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigaria as relações de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e privados. Cachoeira foi preso na operação Monte Carlo, da Polícia Federal, e é acusado de comandar um esquema ilegal de jogos de azar.

VEJA MAIS

Inicialmente, CPI investigaria as relações de Cachoeira com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e com deputados federais, apontadas nas escutas da operação, além das ligações do bicheiro com outros agentes públicos e privados. Mas as gravações também apontam o envolvimento da quadrilha com a construtora Delta, grande detentora de contratos com o governo federal e com vários governos estaduais. Além disso, aparecem nas investigações da PF ligações de Cachoeira com integrantes do alto escalão dos governos do petista Agnelo Queiroz, do Distrito Federal, e do tucano Marconi Perillo, de Goiás. Por isso Simon manifesta o temor de que a CPMI acabe “esvaziada”, especialmente pelo recuo da base.

- As coisas mudaram. Ninguém parece que está muito interessado nessa CPI. Todo mundo está recuando – afirmou Simon, que disse nunca ter vista denúncias tão escandalosas como as que têm aparecido recentemente.

Ao lembrar a movimentação popular que resultou na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010), o senador alertou a população para a necessidade de que cobre a investigação. Para ele, não é possível esperar nada do Congresso, do Executivo e do Judiciário, que precisam de pressão popular, “de fora para dentro”.

- A forma de movimentar é o povo, a sociedade, são os jovens. Nós temos que fazer a apuração do que está aí. Vamos para a rua! – conclamou Simon.

O senador lembrou que será realizada no sábado (21), a 3ª Marcha contra a Corrupção. O movimento, que está sendo organizado nas redes sociais, tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).



17/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


SIMON MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM DIVISÃO DENTRO DO GOVERNO

Pedro Simon manifesta preocupação com demora na votação de nova ministra do STF

Simon manifesta preocupação com opiniões de Toffoli e com sua proximidade a José Dirceu

Simon alerta para risco de esvaziamento do Ministério Público

Tebet manifesta preocupação com greve da PF

Casildo manifesta preocupação com segurança