Pedro Taques lamenta índices educacionais de Mato Grosso
O senador Pedro Taques (PDT-MT), em pronunciamento nesta quinta-feira (14), apontou a situação precária da educação em Mato Grosso, que chamou de "pobre estado rico", citando os elevados índices de analfabetismo e de evasão escolar e a baixa qualidade do ensino. O parlamentar propôs um "choque de gestão" no setor, considerando o resultado incompatível com os indicadores positivos da economia matogrossense.
- O governo do estado, infelizmente, não tem dado atenção devida a esse tema. Não é possível ingressar num ciclo de desenvolvimento social e econômico sustentável quando se tem os piores resultados nos indicadores de educação do país ou quando o ensino médio no estado apresenta altos índices de abandono e registra baixo desempenho escolar - disse, classificando os dados relativos à educação no estado como "vergonhosos".
- Estamos acolhendo mais detentos nas prisões do que alunos nas escolas - disse o senador, acrescentando que, em Mato Grosso, um reeducando penitenciário demanda um investimento quatro vezes maior que o de um estudante da rede pública de ensino.
O senador condenou a lentidão na redução do analfabetismo no estado e a baixa colocação em comparativos nacionais e regionais de desempenho escolar, com efeitos mais desfavoráveis para o ensino médio - resultados que, em sua opinião, "parecem não incomodar o governo atual".
- Embora os recursos destinados à educação sejam semelhantes aos dos demais estados da região, em Mato Grosso eles foram aplicados de forma ineficiente, sem conseguir chegar até o bem-estar e o desenvolvimento do nosso aluno - afirmou.
Pedro Taques cobrou planejamento e reformas da Secretaria de Educação matogrossense, aafirmando que educação no estado necessita, acima de tudo, de "respeito ao que é público":
- As sociedades caminham hoje em cima de três palavras: conhecimento, tecnologia e inovação. E sem educação, isso não é possível - concluiu.
14/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pedro Taques lamenta situação da área de saúde em Mato Grosso
Pedro Taques lamenta atrasos em obras da Copa no Mato Grosso
Pedro Taques volta a cobrar celeridade nas obras da Copa em Mato Grosso
Pedro Taques denuncia destruição do sistema de saúde pública no Mato Grosso
Pedro Taques denuncia condições precárias de trabalho dos policiais militares de Mato Grosso
Estradas do Mato Grosso ficam intransitáveis depois de chuvas, reclama Taques