Pedro Taques volta a cobrar celeridade nas obras da Copa em Mato Grosso



Em pronunciamento nesta terça-feira (10), o senador Pedro Taques (PDT-MT) disse que é preciso questionar se há como evitar um vexame internacional na Copa do Mundo de 2014. O senador se referia aos atrasos nas obras no estado de Mato Grosso, que vêm sendo denunciados por ele há vários meses. Segundo Taques, um novo relatório do Tribunal de Contas do Estado, divulgado na última semana, mostra atraso em 19 obras da Copa.

- A Copa do Mundo não será adiada. A Copa do Mundo tem data – alertou o senador.

O relatório aponta que, dos 26 projetos analisados pelo tribunal, oito apresentaram atraso de até dois meses, sete estão com atrasos entre dois e seis meses e quatro têm atraso superior a seis meses. Taques disse que os problemas incluem falta de planejamento e de projetos e deficiência de fiscalização das obras e dos contratos.

O senador afirmou que o ritmo precisa ser intensificado, sob pena de as obras não ficarem prontas a tempo. Ainda que fiquem prontas antes da Copa, muitas obras tiveram aumento de custos, segundo o senador, o que significa menos dinheiro para áreas como educação, saúde e infraestrutura.

- A Copa significa legado e esse legado não pode ser só o endividamento do Estado – disse o senador, que lembrou, ainda, os transtornos enfrentados pela população com a demora nas obras.

Em aparte, o senador Jayme Campos (DEM-MT) elogiou o pronunciamento do colega,  criticou a precariedade na condução das obras e apontou a falta de prestação de contas. Para ele, as obras em Mato Grosso têm andado “a passo de cágado”.

- O governo não planejou coisíssima alguma, tocando a obra como se fosse obrinha de cidades pequenas ou de distritos de algumas cidades do Mato Grosso. Com isso, eu particularmente estou sentindo a inviabilização da conclusão das obras – lamentou Jayme Campos.



10/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Taques lamenta atrasos em obras da Copa no Mato Grosso

Pedro Taques lamenta índices educacionais de Mato Grosso

Pedro Taques lamenta situação da área de saúde em Mato Grosso

Pedro Taques denuncia destruição do sistema de saúde pública no Mato Grosso

Pedro Taques denuncia condições precárias de trabalho dos policiais militares de Mato Grosso

Pedro Taques critica atraso nas obras da Copa em Cuiabá