Pedro Taques denuncia condições precárias de trabalho dos policiais militares de Mato Grosso



O senador Pedro Taques (PDT-MT) lamentou, nesta segunda-feira (25), as condições dos trabalhos de policiais militares do estado do Mato Grosso, principalmente dos que integram a Ronda Tático Motorizada (Rotam). O senador disse que a Rotam do estado convive com o descaso do poder público e destacou que, de acordo com denúncia anônima, o órgão sofre falta de materiais para treinamentos e para a realização de operações policiais.

- Imaginem, é uma equipe especializada em distúrbios civis e não existem equipamentos necessários para que eles possam exercer as suas atribuições. Os escudos, segundo essa denúncia, ainda são de acrílico, o que coloca em risco a vida de policiais que atuam nessas ações – destacou.

O senador explicou que a técnica de policiamento exige um número certo de equipamentos e que a falta de estrutura da Rotam causa prejuízos não somente aos policias, mas a toda a sociedade. De acordo com Taques, enquanto houver descaso do poder público na prestação do serviço de segurança da população dezenas de outros problemas sociais continuarão agravando o problema da violência.

- Precisamos de uma política pública de segurança consistente, que envolva um projeto sofisticado e profundo de integração institucional e intersetorial, gestão de informação, formação de uma cultura da paz e prevenção ao crime – disse.

O senador criticou o déficit de policiais militares efetivos no Mato Grosso. Também lamentou que o número de policiais militares mortos no Brasil no exercício de sua função seja alarmante.

- Este é um discurso para falar de brasileiros que se posicionam diariamente na linha de fogo entre criminosos e a sociedade. Gente que perde a vida em decorrência do cumprimento de sua profissão – disse.

Em aparte, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) elogiou o pronunciamento de Taques e disse ter esperança que ele possa sensibilizar as autoridades públicas para pensar segurança pública como um dever do Estado brasileiro.

- A criminalidade alcança patamares insustentáveis, e o Brasil não está preparado, com políticas públicas, para enfrentar como ciência uma questão que nos atormenta – disse Vital do Rêgo.



25/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Taques denuncia destruição do sistema de saúde pública no Mato Grosso

Pedro Taques lamenta índices educacionais de Mato Grosso

Pedro Taques lamenta situação da área de saúde em Mato Grosso

Pedro Taques lamenta atrasos em obras da Copa no Mato Grosso

Pedro Taques volta a cobrar celeridade nas obras da Copa em Mato Grosso

Serys denuncia condições precárias da população amazônica