Pedro Taques pede CPI para investigar envolvidos com Cachoeira



O senador Pedro Taques (PDT-MT) solicitou, nesta segunda-feira (9), a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para possibilitar a investigação dos documentos sigilosos da Operação Monte Carlo.

A hipótese foi levantada após o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ter enviado ofício ao presidente do Senado, José Sarney, informando que o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o compartilhamento com o Senado dos dados sigilosos do inquérito.

O documento, lido pela senadora Ana Amélia (PP-RS) durante a sessão, é uma resposta ao requerimento de Pedro Taques e de Randolfe Rodrigues, líder do PSOL. Os senadores solicitaram que o STF autorizasse o acesso aos autos da investigação. O pedido foi indeferido pelo ministro Ricardo Lewandowski.

O senador Pedro Taques observou que, a partir dessa manifestação, a Corregedoria e o Conselho de Ética do Senado não possuem atribuição constitucional para obterem as informações desejadas. Por isso, defende a criação de uma CPI, que poderia ter acesso aos autos protegidos.

- Se os documentos que fundamentam essa investigação são apenas aqueles acobertados pelo sigilo bancário, cabe uma CPI simples ou mista para que nós possamos analisar essa situação grave. Não estamos diante de uma investigação apenas em relação a um partido. É uma investigação pluripartidária – afirmou Pedro Taques.

O senador Alvaro Dias (PSDB–PR) manifestou apoio imediato à sugestão de Pedro Taques. Para ele, os documentos que “estão sendo escondidos” protegem autoridades que não podem ser expostas ao escândalo que envolve o empresário Carlinhos Cachoeira.

- Nós não temos por que temer a instalação de uma CPI. O governo que teme sempre. Eu tenho convicção de que a ambição de Cachoeira não se limita ao estado de Goiás. Se ele colocou um pé nos Estados Unidos, imagine em Brasília? – indagou.



09/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Taques: CPI do Cachoeira ainda tem 'muito lixo' para investigar

Pedro Taques defende instalação de CPI do Cachoeira

Pedro Taques critica desvio de foco em investigações da CPI do Cachoeira

Pedro Taques critica acesso limitado a documentos enviados à CPI do Cachoeira

Alvaro Dias pede que governistas assinem CPI para investigar envolvidos na Operação Porto Seguro

Pedro Simon diz que CPI do Cachoeira não está querendo investigar nada