Pedro Taques quer apoio de Dilma à PEC do Trabalho Escravo



O senador Pedro Taques (PDT-MT) disse esperar que a presidente da República, Dilma Rousseff, trabalhe junto aos integrantes da base do governo na Câmara dos Deputados para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 438/01), conhecida como PEC do Trabalho Escravo, seja aprovada.

Ele destacou que Dilma, por sua história, já demonstrou respeito à dignidade humana e, como possui apoio da maioria do Congresso Nacional, pode contribuir para aprovação da matéria.

A PEC prevê confisco de imóvel rural e urbano em que for comprovada a exploração de trabalho análogo ao de escravo. Para Taques, a aprovação da PEC vai garantir a dignidade do trabalhador brasileiro. Ele destacou que, ao mesmo tempo em que a Constituição declara que o Brasil é um Estado que incentiva a iniciativa privada, destaca também os valores sociais do trabalho, com a garantia de uma série de direitos.

- Isso significa dizer que o trabalho não pode ser um castigo, não pode ser algo que venha a explorar o trabalhador. A partir do momento em que um cidadão é escravizado para trabalhar, estamos ofendendo a dignidade, estamos transformando esse cidadão numa coisa, porque coisa é que tem preço, pode ser substituída, trocada, vendida. E o cidadão não tem preço. Ele deve ser resguardado em seus direitos assegurados na Constituição - disse o senador em entrevista à Agência Senado.

Na avaliação de Pedro Taques, a PEC ainda não foi aprovada na Câmara em razão das intensas atividades legislativas naquela Casa.

- Queremos crer que os deputados, como são também defensores da Constituição, vão trabalhar nessa legislatura para aprovar a PEC do Trabalho Escravo - reforçou.

Na última quinta-feira (3), foi realizada no Senado audiência para marcar o encerramento da Segunda Semana de Combate ao Trabalho Escravo, evento coordenado pela Frente Parlamentar Mista e pela Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

09/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares vão pedir a Dilma apoio a PEC do Trabalho Escravo

Parlamentares vão pedir apoio de Dilma à PEC do Trabalho Escravo

PSDB anuncia apoio à candidatura de Pedro Taques

Pedro Taques cobra ampliação de investigações sobre corrupção no Ministério do Trabalho

Pedro Taques denuncia condições precárias de trabalho dos policiais militares de Mato Grosso

Pedro Taques quer ver direitos dos domésticos em prática