Pela primeira vez, uma mulher comandará a delegação da União Europeia no Brasil



A embaixadora portuguesa Ana Paula Zacarias será a nova chefe da delegação da União Europeia (UE) no Brasil a partir deste ano. É a primeira vez que uma mulher assume o cargo. Ao escolher Ana Paula para o cargo, a chefe da Diplomacia da UE, Catherine Ashton, lembrou que o Brasil é comandado pela presidenta Dilma Rousseff – primeira mulher a presidir o País.

Ana Paula Zacarias substitui o também embaixador português João José Soares Pacheco, que assumiu funções na área agrícola do bloco, em Bruxelas, na Bélgica. Em nota divulgada nesta quarta-feira (9), o presidente da UE, Luigi Gambardella, destacou a importância da escolha de uma mulher para comandar a delegação no Brasil.

“É um bom sinal e uma boa notícia, tanto para a Europa, como para o Brasil. A experiência e o talento de Ana Paula Zacarias serão valiosos e certamente contribuirão para reforçar ulteriormente as ligações e a cooperação”, disse Gambardella. As informações são da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.

No começo de janeiro, antes de deixar o posto em Brasília, Soares Pacheco afirmou à Agência Brasil que a tendência é de a União Europeia ampliar as relações com o País. Na ocasião, o embaixador português elogiou o plano de erradicação da pobreza, que será lançado este mês.

Pela previsão das autoridades brasileiras, haverá um cronograma com metas bem definidas e prestação anual de contas. Haverá ainda um comitê gestor que vai considerar a inclusão produtiva, a ampliação da rede de serviços e da transferência de renda.


Fonte:
Agência Brasil

 

09/03/2011 15:04


Artigos Relacionados


Delegação da União Europeia no Brasil estreia na SNCT

Mulher comandará o Exército Constitucionalista pela 1ª vez

Eduardo enaltece quebra de patentes defendida pela União Européia

CRE ANALISA APOIO DO SENADO CONTRA BARREIRAS IMPOSTAS PELA UNIÃO EUROPÉIA

Dornelles protesta contra sobretaxa ao café brasileiro pela união européia

Brasil e União Europeia trocam experiências culturais