PELÉ PEDE A ACM QUE SENADO AGILIZE VOTAÇÃO DA LEI DO DESPORTO



O ministro extraordinário dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, visitou hoje (dia 28) o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, a quem solicitou agilidade na votação do projeto de lei em tramitação na Casaque institui normas gerais sobre o desporto no país, a chamada Lei Pelé.

Segundo o senador Artur da Távola (PSDB-RJ), queparticipou do encontro, Antonio Carlos disse acreditar que alguns pontos divergentes da projeto possam ser consensualmente resolvidos pelos senadores para que a proposta idealizada pelo ministro entre em pauta no plenário. Távola relatará a matéria na Comissão de Educação (CE), da qual também é presidente.

Oministro Pelé, que participara, momentos antes, de reunião conjunta das Comissões de Educação, de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e de Assuntos Sociais (CAS), na sala da CCJ, disse esperar que as três comissões aprovem o projeto no curso da próxima semana, para que na semana seguinte seja levado a votação em plenário, ainda durante o período da convocação extraordinária.

Pelé afirmou à imprensa que confia no Senado e que não está preocupado com as pressões que o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), João Havelange, vem fazendo contra a aprovação desse projeto de regulamentação do desporto no Brasil.

Um dos principais pontos da Lei Pelé prevê mudanças nos "contratos de gaveta", pelos quais, conforme Artur da Távola, os jogadores de futebol passam a ser uma espécie de escravos de dirigentes, que os exploram em troca de pequenos gastos com a sua manutenção e seu desempenho físico até que arranjem clube para jogar, e onde somas vultosas de dinheiro são manipuladas sem que o atleta se beneficie.

Távola disse quea proposição deverá ser aprovada pelo Senado, uma vez que "não há um Ministério dos Esportes, e, sim um ministro dos Esportes, e caso Pelé não esteja à frente do projeto, não haverá um órgão dando continuidade a ele".



28/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo pede à Câmara que agilize votação da Lei Geral das Antenas

MUDANÇAS NO DESPORTO PREVISTAS NA "LEI PELÉ"

PELÉ DEFENDE PROJETO DO DESPORTO EM REUNIÃO CONJUNTA DAS COMISSÕES

Senadoras pedem a Renan que agilize votação de projeto que trata do combate à violência contra à mulher

Ministério Público pede que Infraero agilize obras de modernização de aeroportos para Copa de 2014

TV TRANSMITE VOTAÇÃO DA LEI PELÉ