Peluso debate na terça proposta que limita recursos a tribunais superiores



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, participa de audiência pública na próxima terça-feira (7), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC 15/2011), que reduz possibilidades de apresentação de recursos aos tribunais superiores.

Apresentada pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), a PEC propõe acabar com recurso extraordinário e recurso especial e substituí-los por ações rescisórias, com o objetivo reduzir o tempo de tramitação de processos judiciais. Em entrevistas à imprensa, Peluso tem manifestado apoio à proposta.

Para o presidente do STF, a PEC aumenta a importância das decisões dos Tribunais de Justiça dos estados, o que vai contribuir para que ações judiciais tenham solução mais rápida. Ele argumenta que a morosidade dos processos que correm na área criminal, por exemplo, gera na sociedade a percepção de impunidade, uma vez que um caso pode levar anos para ser decidido ou até mesmo prescrever.

Considerando as manifestações do ministro sobre a proposta, o relator da PEC na CCJ, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), propôs a realização da audiência pública, que está marcada para as 10h.



01/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Debate sobre Código Penal com tribunais superiores começa nesta terça

CCJ analisa PEC que disciplina recursos judiciais aos tribunais superiores

Reditario pede aprovação de PEC que pode reduzir recursos a tribunais superiores

Cezar Peluso apresenta proposta para restringir recursos ao STF

Ministro Cezar Peluso debate PEC que tenta inibir recursos protelatórios

Centro Paula Souza debate sobre cursos superiores de tecnologia nesta terça-feira