PÉRES: "NENHUM OUTRO DETENTOR DE MANDATO POLÍTICO ESTÁ MAIS PERTO DO POVO".



O senador Jefferson Péres (PSDB-AM) disse hoje (dia 1º) que"nenhum outro detentor de mandato político está mais perto do povo, e nem conhece tão bem suas necessidades, seus anseios, suas lutas e seus sonhos, quanto o vereador". O senador, autor do requerimento da homenagem ao Dia do Vereador, disse que se sente honrado pelo seu mandato como senador, mas enfatizou seu apreço ao mandato que lhe foi dado à Câmara Municipal de Manaus.

Durante muitos anos, conforme relatou, a tradição dominante na historiografia, nos estudos políticos e sociais brasileiros enfatizou a perspectiva do Estado Nacional e do poder central. "Era como se o município, o bairro, a rua onde viviam os brasileiros não existissem, ou fossem apenas projeção da vontade do poder central", comentou. Poucos foram os autores, segundo Peres,que apontaram o erro naquela maneira de encarar o Brasil ou o prejuízo que acarretava aos interesses históricos do povo.

Jefferson Péres destacou o pensamento do filósofo francês Alexis de Tocqueville, que em A democracia na América, revela que o segredo da vitalidade cultural, da pujança econômica e da engenhosidade tecnológica dos Estados Unidos resumia-se no que denominou "a arte da associação". "Os americanos não esperam nem permitem que o governo federal decida sobre o que é melhor para as suas respectivas comunidades locais," comentou."Eles próprios tomam a iniciativa unindo-se e ajudando-se mutuamente".

Para o senador, o advento da globalização obriga os brasileiros a repensar as noções acerca do Estado Nacional e da centralização. A seu ver, uma das características principais da globalização é a afirmação crescente das particularidades. "Com isso, o brasileiro descobre um novo sentido para a vida em comunidade, novas razões para vencer o reflexo condicionado da cultura de dependência e do imobilismo e dedicar-se a desenvolver formas criativas de parceria entre associações voluntárias e o poder público municipal, a fim de melhorar a qualidade de vida", defendeu.

01/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


PÉRES: "NENHUM OUTRO DETENTOR DE MANDATO POLÍTICO ESTÁ MAIS PERTO DO POVO"

Para Alvaro Dias, povo está revoltado com sistema político

Venezuela está mais perto do Mercosul

Projeto aprovado na CCJ impede detentor de mandato de dirigir concessionária de serviços públicos

Alívio na mordida do Leão está mais perto

Ciro cresce três pontos e está mais perto de Lula