PERFIL/Alceu Moreira é municipalista por essência



Há 31 anos convivendo com a política e duas vezes prefeito do município de Osório, o recém-eleito deputado estadual Alceu Moreira (48 anos) se diz um municipalista por essência. Ele chega à Assembléia Legislativa do Estado com o respaldo de 40.422 votos e traz um projeto de inclusão social, onde a saúde, educação, habitação e profissão são as bases. Alceu Moreira pretende legislar, buscando modificar o sistema de arrecadação. Ele acredita que contará com o apoio dos demais parlamentares para a sua proposta como legislador

Representante do Litoral O novo deputado eleito pelo PMDB, que também já foi vereador e presidente da Famurs, conta que não tinha a pretensão de concorrer ao Legislativo gaúcho, mas sim cumprir até o final do seu segundo mandato como prefeito de Osório. “Com a saída de alguns companheiros do partido era necessário reconstruir a bancada na Assembléia, que estava fragilizada. Houve uma pressão do partido, e como o Litoral não tinha nenhum representante no Parlamento houve a exigência da minha candidatura. O meu governo em Osório tinha um índice de 80% de aprovação”, revelou Moreira.

Alceu Moreira pretende levantar a discussão do orçamento público como forma de atender às necessidades do cidadão, da mesma maneira como conduziu a questão nas duas vezes que foi prefeito. Ele ressaltou que, hoje, o orçamento “é um discurso com preço, quase uma lista de supermercado, formatado sob pressão política, sem levar em consideração o que é essencial para o cidadão”. Para o novo deputado, é necessário descentralizar os recursos do orçamento público, privilegiando a saúde e a educação. Ele critica a forma atual de distribuição dos recursos públicos, onde a Capital sempre fica com a fatia maior, deixando os municípios com a menor parte, dificultando um atendimento digno ao usuários do sistema público de saúde. Também, na questão da educação, ele lembra as diferenças de distribuição de verbas, onde há escolas equipadas para atender melhor os alunos, enquanto a periferia sofre com a precariedade. “Uma produz patrão, e a outra, peão”, lembra, dizendo que isto “é crime”.

Moradia, direito fundamental O projeto de inclusão social de Moreira quer também tratar da questão da habitação. O deputado disse que não existe um sistema de financiamento sem juros, capaz de beneficiar a população de baixa renda, o que é um direito fundamental do cidadão. E ele entende que é viável implantar este tipo de financiamento. A escola-empresa é outra das suas propostas. Para Moreira, através de convênios com governo é possível transformar espaços dentro das empresas em escolas profissionalizantes.


10/11/2002


Artigos Relacionados


Bancada estadual do PMDB recebe Alceu Moreira

A essência do Parlasul é o consenso, diz Requião

ESSÊNCIA DA LEI É DE AJUSTE, NÃO DE MORALIDADE, DIZ AMIR LANDO

Praça dos Três Poderes representa a essência da República

Alceu Collares vice-presidente

Eduardo Braga diz que fará ajustes mas sem alterar 'essência' da MP dos Portos