Perillo quer CPI para investigar denúncias de irregularidades na Infraero



"O apagão não é só aéreo, é moral. A infra-estrutura está podre, basta ler os últimos relatórios das auditorias feitas pelo TCU (Tribunal de Contas da União)". Depois de fazer essa constatação da tribuna do Plenário, nesta terça-feira (3), o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) defendeu a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para apurar denúncias de irregularidades que teriam sido cometidas no âmbito da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

O senador por Goiás apelou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que oriente os senadores ligados à base do governo a apoiarem a referida CPI. Além de investigar a Infraero, Perillo quer a averiguação de supostas irregularidades que teriam ocorrido no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), órgão que sucedeu o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER).

- Governo que não deve, não teme. Paira sobre a infra-estrutura suspeitas gravíssimas de corrupção, apontadas através de auditorias do TCU. O Senado tem o dever cívico e moral, de forma suprapartidária, de propor esta CPI com a assinatura de todos os senadores, inclusive dos partidos da base do governo. Se ao final da investigação ficar constatado que infrações graves foram cometidas, que sejam adotadas medidas contundentes para que não pairem dúvidas em relação à lisura do governo - afirmou Marconi Perillo.

Em aparte, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) concordou com Perillo, que em seu pronunciamento alertou que as rodovias brasileiras vivem atualmente caos semelhante ao do setor aéreo. Tasso opinou que o trabalho que o governo federal vem fazendo bem é o "acobertamento publicitário".

- Os problemas estão se avolumando no governo Lula e sendo abafados pela publicidade e pela série de fatos gerados através da mídia. No ano passado o governo criou uma operação tapa-buracos que, como bem classificou o senador Flexa Ribeiro [PSDB-PA], funcionou mais como uma série de ações para tapar a vista da população. Se acontecem problemas em qualquer setor, o presidente agenda uma reunião e dela sai um slogan. O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] é uma nova versão do espetáculo do crescimento - declarou Tasso.



03/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Empresária confirma denúncias de irregularidades na Infraero

Mário Couto anuncia CPI para investigar denúncias de irregularidades em eleições da CBF

Oposição quer CPI para investigar denúncias

Diretor quer retirar obras da Infraero da lista de irregularidades do TCU

Camata quer CPI para investigar denúncias contra Renan Calheiros

SEBASTIÃO ROCHA QUER COMISSÃO MISTA PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS DE NICÉA PITTA