Pescadores de Rondônia ganham fábrica de gelo



Uma nova fábrica de gelo começou a atender os pescadores e toda a comunidade de Ariquemes, no interior de Rondônia. Fruto de edital público lançado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, o equipamento entrou em operação no último dia primeiro, na Colônia Z-8, e deve garantir melhoria para a renda dos trabalhadores e para a qualidade do pescado oferecido à comunidade.

A comunidade já contava com um caminhão frigorífico, oferecido pelo ministério em parceria com a Prefeitura de Ariquemes, que deve fazer agora distribuição do gelo em escamas aos pescadores e piscicultores interessados da região.

O presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores de Rondônia, Hélio Braga de Freitas, comemora o início das operações da fábrica de gelo. De acordo com ele, trata-se de uma grande conquista dos pescadores, que esperavam pelo equipamento desde 2009, quando o edital público foi lançado. “A fábrica de gelo era um sonho da nossa comunidade, que se realizou com a ajuda do ministro Marcelo Crivella e dos senadores Alcir Gurgacz e Valdir Raupp. Vai atender os pescadores e os piscicultores das regiões de Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Cujubim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Jaru, Jorge Teixeira, Theobroma e muitos outros”, garantiu.

Para o ministro Marcelo Crivella, a entrega da fábrica de gelo faz parte do esforço do governo para melhorar as condições de produção e a oferta de pescado no País. “O gelo é o principal insumo da pesca e a fábrica de gelo melhora em muito as condições de trabalho dos pescadores, permitindo que o peixe chegue com mais qualidade às feiras e supermercados e melhorando a renda de quem pesca ou cultiva o pescado”, argumentou.

A expectativa agora é pela melhoria das condições de vida das famílias dos pescadores e piscicultores da região, que também estão tendo acesso ao Plano Safra da Pesca e Aquicultura. Segundo Freitas, todas as colônias de pescadores do Estado estão aptas a oferecer aos interessados a declaração de aptidão, que permite aos pescadores e aquicultores o acesso aos recursos do programa de crédito. O governo federal está disponibilizando R$ 4,1 bilhões para aquicultores e pescadores de todo o Brasil adquirirem equipamentos e custearem a produção.

Fonte:

Ministério da Pesca e Aquicultura



04/11/2013 17:43


Artigos Relacionados


Pescadores da Região dos Lagos ganham apoio do governo para expandir atividade

Pescadores participam de workshop sobre atividades com novas usinas de Rondônia

Gelo das regiões polares que está derretendo corresponde a 1% do planeta

Operação Quebra Gelo II fiscaliza Notas Fiscais Eletrônicas Irregulares

Serys: estudo da ONU mostra que gelo e neve do planeta estão diminuindo

Suspensão de carteiras de pescadores