Pesquisa da Unesp demonstra influência dos adultos nos hábitos alimentares das crianças
Rotinas alimentares em família e na escola são repetidas, não satisfazendo as necessidades infantis
Crianças de nove a 11 anos percebem a importância da alimentação saudável, sem excesso de açúcares e gorduras. Mas como não escolhem o que lhes é servida nas refeições, muitas vezes alimentam-se de forma inadequada. É o que aposta pesquisa realizada pela nutricionista Roberta Alessandra Gaino, autora do mestrado "Concepção da criança em idade escolar sobre alimentação e nutrição", do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
LEIA TAMBÉM
Hospital das Clínicas promove curso sobre obesidade infantil
O estudo foi realizado com 17 crianças do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Para Eliana, as crianças estão abertas a novos conhecimentos sobre alimentação e nutrição, porém percebe-se que suas rotinas alimentares em família e na escola são repetidas, promovendo hábitos nem sempre condizentes com suas necessidades. "Eles vivenciam um conflito entre o que aprendem e o que consomem, em geral por escolha dos adultos", comenta.
Os entrevistados revelaram consumir poucas hortaliças e frutas. No entanto, frituras e bebidas industrializadas estão diariamente presentes nas refeições, principalmente nos lanches, embora eles reconheçam que estes últimos são prejudiciais a saúde. "Fica claro que por motivos diferentes - praticidade ou prazer -, as famílias estão trocando alimentos saudáveis por industrializados, ou que podem ser adquiridos e preparados com maior facilidade."
Do Portal do Governo do Estado
08/06/2012
Artigos Relacionados
Pesquisa apura que adolescentes devem mudar hábitos alimentares
Pesquisa da Unesp aponta que genética influencia comportamento alimentar em adolescentes
Famílias carentes possuem melhores hábitos alimentares
Orientação nutricional melhora hábitos alimentares de pacientes com AIDS
Selma Elias: brasileiros precisam melhorar hábitos alimentares
Formação de bons hábitos alimentares passa pela construção de políticas públicas