Pesquisadores analisam novos métodos de combate ao desmatamento



O VII Seminário Técnico Científico de Análise dos Dados do Desmatamento, realizado pelos ministérios do Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia, com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O encontro que termina nesta sexta-feira (21) reuniu pesquisadores de instituições públicas e privadas que atuam com o tema de prevenção e controle do desmatamento na Amazônia.

Os participantes debatem e identificam oportunidades para o aprimoramento das metodologias de avaliação do desmatamento na região Amazônica. Em 2009, o desmatamento apresentou uma taxa de 7.462 Km², de acordo com os dados consolidados do Sistema Prodes do Inpe.

Segundo o diretor do Departamento de Articulação de Ações da Amazônia, Mauro Pires, o Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter) do Inpe, foi desenvolvido a partir de recomendação de edição passada do Seminário. Assim como, o satélite japonês Alos, utilizado atualmente para monitoramento em períodos de cobertura de nuvens.

Participaram do evento, profissionais dos diversos órgãos envolvidos no combate ao desmatamento, como Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Funai, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e ainda, representantes do Imazon, instituição de pesquisa sem fins lucrativos que irá compartilhar a metodologia do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD).

Saiba mais sobre desmatamento no Portal Brasil.


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



21/05/2010 15:27


Artigos Relacionados


Unicamp: Pesquisadores analisam fluxos migratórios e industrialização

PSICOTERAPEUTA UTILIZA NOVOS MÉTODOS PARA SUPERAÇÃO DE TRAUMAS

Deputados divergem quanto aos métodos de combate à aftosa no Estado

Pesquisadores discutem projeto para redução das emissões por desmatamento

Pesquisadores discutem projeto para redução das emissões por desmatamento

Senadores analisam relatório sobre custos do combate ao aquecimento global