Pesquisadores discutem políticas sobre drogas na PB



Em uma parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) e do governo de Portugal, cerca de 100 pesquisadores estão reunidos em João Pessoa, na Paraíba, para discutir o direcionamento de políticas públicas para drogas e tendo como subsídios o resultado de pesquisas específicas sobre o tema.

As pesquisas “Estimativa do número de usuários de crack e/ou similares nas capitais do país” e “Perfil dos usuários de crack e/ou similares no Brasil”, divulgadas em setembro, serão apresentadas a especialistas de estados brasileiros e de países da Europa e América do Norte.

A principal meta do encontro, segundo Leon Garcia, diretor de Articulação e Coordenação de Políticas sobre Drogas da Senad, é mesclar as experiências das pesquisas com a reestruturação do acesso à rede de serviços para atendimento dos usuários de drogas.

“Temos aos poucos uma consolidação de novas informações oriundas de pesquisas. O desafio é fazer com que esses estudos, cada vez mais, direcionem as ações na área de atendimento a usuários de drogas”, explicou Leon.

Além da pesquisa sobre o uso do crack, encomendada pela Senad/MJ à Fundação Oswaldo Cruz, serão apresentados estudos relacionados com prevenção de drogas e o uso do álcool nas escolas e o desafio de envolver as comunidades no apoio aos serviços de saúde e assistência social para o cuidado de usuários de drogas.

O encontro reúne os pesquisadores e coordenadores dos centros regionais de referência mantidos pela Senad/MJ para discutir pesquisas sobre drogas.  Os Centros são uma iniciativa prevista no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado em 2010. A finalidade deles é a formação permanente e a qualificação da intervenção de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social.

Já na quinta-feira, também em João Pessoa, a Senad/MJ continuará as discussões sobre o tema. O secretário nacional de políticas sobre drogas, Vitore Maximiano, recebe os representantes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A entidade congrega gestores que atuam na política sobre drogas dos países da América do Sul.

Fonte:

Ministério da Justiça



26/11/2013 14:58


Artigos Relacionados


Mudanças em políticas públicas sobre drogas são criticadas na CCJ

Rio assina acordos de cooperação na área de políticas sobre drogas

OEA discute alternativas para políticas públicas sobre drogas

Secretaria da Justiça promove curso de políticas sobre drogas

Subcomissão do Crack discute relatório de políticas sobre drogas

Paulina Duarte assume Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas