Pesquisadores do Ceará criam aparelho que traduz documentos para o braille em tempo real



Projeto conta com apoio do Banco do Nordeste e terá investimento de R$ 180 mil

Pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) desenvolveram um dispositivo que permite a tradução de documentos em tempo real para o braille, tradicional sistema de leitura com o tato, utilizado por deficientes visuais. O  Dispositivo portátil óptico-mecânico de tradução Braille (Projeto PotáctilL) contou com R$ 180 mil não reembolsáveis, no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci)

O kit composto por um mouse braille e um tablet baseado no sistema Android permite aos usuários redigir e criar seu próprio conteúdo, com o auxílio de uma máscara de silicone, com recursos acessíveis para leitura e escrita. Ele também possibilita o acesso a diversas mídias, como por exemplo, cardápios, materiais pedagógicos, documentos públicos, jornais, revistas, informativos técnicos, integrando equipamentos para impressão em braille. 

Segundo o gerente do Ambiente de Fundos Científicos, Tecnológicos e Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Allisson Martins, já foram encomendados 200 kits, que serão utilizados por alunos deficientes visuais matriculados na rede de ensino. 

“Este projeto tem como objetivo o incremento da inclusão educacional e produtiva, ao eliminar obstáculos que impedem o uso massivo de meios de informação, conhecimento e comunicação, especialmente àqueles portadores de deficiência visual”, afirma o executivo. 

Como funciona

O mouse contém um leitor óptico na parte de baixo, que digitaliza o conteúdo escrito. Na parte de cima, há pinos em alto relevo, que permitem a leitura táctil. O conteúdo do tablet também pode ser enviado para o mouse, por meio de conexão Bluetooth. O kit também permite a reprodução em áudio do conteúdo traduzido.

Nesta primeira fase do projeto, o sistema necessita da atuação conjunta entre mouse e do tablet, integrados por um software. Em uma segunda fase, o mouse funcionará em qualquer computador, pois vai interagir com outros sistemas operacionais, como IOS e Windows, sem a necessidade de instalação do software.

Leia mais:

Governo investe na reestruturação de centros de atendimento a pessoas com deficiência visual

Dia Mundial do Braile é comemorado nesta quarta-feira (4)

Escolas públicas terão lousa eletrônica e leitor em braile a partir de 2012

 

Fonte:

Banco do Nordeste

 

 



13/08/2012 20:08


Artigos Relacionados


Cientistas criam aparelho que facilita acesso a exames oftalmológicos

Pesquisadores criam soluções para pessoas com deficiência

Pesquisadores do IPT criam simulador para abandono de grandes áreas

Pesquisadores da USP criam rede virtual para mapear vírus

Pesquisadores criam site para reduzir fotos de graça

Pesquisadores da Unesp criam sistema motorizado para cadeiras de rodas