Petrobras comunica ao Ibama vazamentos de petróleo no Rio de Janeiro e no Ceará



A Petrobras informou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a ocorrência de dois vazamentos de óleo em plataformas localizadas no Rio de Janeiro e no Ceará. A estatal ainda não detalhou os acidentes.

Segundo o Ibama, o primeiro vazamento ocorreu na sexta-feira (30) em consequência de um furo no duto de escoamento da Plataforma Atum 2 para a Plataforma de Xaréu 3, o que levou à paralisação das atividades de escoamento.

O segundo vazamento ocorreu na segunda-feira (2), na Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro, que responde por mais de 80% da produção nacional - hoje da ordem de 2,1 milhões de barris de petróleo.

Segundo o Ibama, vazaram aproximadamente dez litros de água oleosa do convés da Plataforma Cidade de Santos. A unidade é operada pela empresa Modec e as informações do Ibama indicam que os petroleiros a bordo da unidade conseguiram visualizar pequenas manchas de óleo, sendo a maior com dimensões aproximadas de cinco metros por dois metros nas proximidades do navio.

A assessoria de imprensa da Petrobras confirmou os vazamentos, mas informou que ainda está apurando os fatos.

 

Fonte:
Agência Brasil



03/04/2012 12:03


Artigos Relacionados


ANP investiga vazamentos de petróleo em plataformas da Petrobras

Embarcação de combate a vazamentos de petróleo é entregue

Brasil vai rever planos para conter vazamentos de petróleo

Bacia de Santos receberá monitoramento contra vazamentos de petróleo

Ministro discute plano para enfrentar vazamentos de petróleo

Vazamentos de petróleo revelam despreparo do Brasil, diz Aloysio Nunes