PF combate quadrilha que frauda concessão do seguro desemprego em operação na Paraíba
A Superintendência da Polícia Federal na Paraíba e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do estado, realizaram nesta terça-feira (15) a Operação Amparo, com objetivo de desarticular quadrilha especializada em fraudar a concessão do seguro desemprego. Cerca de 70 policiais federais participam da ação, juntamente com auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego.
Expedidos pela 1ª Vara Federal – Seção Judiciária da Paraíba, cinco mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão serão cumpridos em diversos municípios do estado.
Durante a investigação, foi constatado que a quadrilha alistava pessoas de baixa renda para participar do esquema de saque fraudulento de FGTS e seguro desemprego, retendo suas carteiras de trabalho. A quadrilha falsificava um registro de trabalho e providenciava as supostas demissões. Os dados falsos chegavam a ser inseridos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) por contadores ou técnicos.
A quadrilha orientava então as pessoas na solicitação dos benefícios e as acompanhavam durante os saques dos valores. Após o saque do FGTS, que era entregue integralmente a quadrilha, os empregados davam entrada na solicitação do benefício do seguro desemprego, onde uma parcela ficava com o empregado demitido, e o restante era dividido entre os criminosos.
Os investigados foram indiciados por estelionato contra a União, formação de quadrilha, falsificação de documento público, falsidade ideológica e uso de documento falso. As penas podem chegar a 6 anos de reclusão.
Fonte:
Polícia Federal
15/03/2011 16:14
Artigos Relacionados
Receita faz operação para prender quadrilha que frauda imposto de renda na Bahia
Operação Fake Work combate fraudes no seguro desemprego e Bolsa Família
Polícia federal desmonta quadrilha que fraudava seguro-desemprego em SP
PF desarticula quadrilha que fraudava seguro-desemprego no Vale do Sinos
Projeto aprovado facilita concessão de seguro-desemprego a empregados domésticos
CAS deverá apreciar em turno suplementar concessão do seguro-desemprego para pescador