PF deflagra operação contra quadrilha que movimentou R$ 23 mi com fraudes de licitações
A Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União deflagraram nesta quarta-feira (15) uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar licitações através da utilização de empresas de fachada. Doze mandados de prisão foram cumpridos na Operação Gasparzinho.
A investigação colheu evidências de que um grupo de empresários estava utilizando empresas de fachada, registradas em nome de "laranjas", para fraudar licitações e ocultar bens obtidos com o lucro dos crimes cometidos. A quadrilha movimentou nos últimos 3 anos aproximadamente R$23 milhões de reais e atuou em licitações em 35 prefeituras no estado da Paraíba.
Além de "laranjas", os investigados passaram a usar "fantasmas" para prática dos ilícitos —pessoas "fictícias" criadas usando a variação de nomes de pessoas verdadeiras.
Os presos responderão pelos crimes de crimes de formação de quadrilha, fraudes à licitação, falsificação de documentos, sonegação de tributos e lavagem de dinheiro.
Fonte:
Polícia Federal
15/06/2011 17:48
Artigos Relacionados
PF deflagra operação contra fraudes em licitações em Eldorado do Sul (RS)
PF deflagra Operação Van Gogh contra quadrilha que fraudava a Previdência Social
PF deflagra operação contra fraudes na Previdência Social em Ilhéus (BA)
PF deflagra operação contra fraudes em liminares da Justiça de Minas Gerais
Polícia Federal deflagra operação contra fraudes na Caixa Econômica
Força Tarefa deflagra operação em Pernambuco contra fraudes em auxílio-reclusão