Piauí e Bahia recebem cisternas e capacitação para o manuseio do reservatório



As cisternas são instaladas em áreas do semiárido brasileiro e atende pessoas que estão cadastradas no CadÚnico

Em continuidade ao programa Água para Todos, esta semana, cerca de 70 cisterna de consumo serão instaladas no Piauí e 150 na Bahia. Atividades como capacitação de beneficiários, validação de famílias já cadastradas e marcação de novas áreas para instalação de cisternas também serão desenvolvidas.

No Piauí, os municípios contemplados com as cisternas são: Paulistana, Flores do Piauí, Itaueira e São Miguel do Tapuio. As atividades relativas à capacitação e cadastramento serão feitas em Milton Brandão, Buriti dos Montes, Lagoa de São Francisco, São João da Serra, São Francisco de Assis e Nova Santa Rita. Com as realizações no local, o estado alcançará a marca de 1.265 famílias já beneficiadas com os reservatórios.

O Água para Todos também segue com atividades na Bahia. Em Boquira, haverá instalação de 150 cisternas, e em Ibotirama, 50 novas famílias serão beneficiadas com os reservatórios.

Nesta semana, as ações no estado também serão voltadas para capacitação de beneficiários sobre funcionamento e manutenção de cisternas e uso racional da água. Em Uauá, serão capacitadas 114 famílias nos povoados de Curundundum, Riacho das Pedras, Caititus e Caratacá.

Em Santa Brígida, será realizada capacitação de 138 beneficiários nas localidades de Lagedo, Flores, Jiboia, Vicente, Tanquinho, Bandeira e Minuim. Naquele município, também haverá cadastramento de mais 50 famílias a serem beneficiadas com o programa.

A Companhia de desenvolvimento dos Vales do São Franscisco e Parnaíba (Codevasf), aumentou as frentes de trabalho em agosto e pretende atingir a meta de beneficiar 60 mil famílias até dezembro. Com isso, a empresa estará dando a partida, ainda este ano, para validar mais 120 mil famílias, traduzindo investimentos totais de R$ 900 milhões.

O Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e integra o Plano Brasil Sem Miséria. Em sua área de atuação, a Codevasf já instalou 21.560 cisternas em 36 municípios, em áreas rurais prioritariamente situadas no semiárido nordestino brasileiro.

Para receber a cisterna é necessário estar cadastrado no Cadastro Único – CadÚnico. O benefício segue uma ordem de prioridades, que é destinada àqueles que moram no semiárido, em áreas rurais, em situação de pobreza e extrema pobreza associada à carência de acesso à água com renda de até R$ 140,00 e também aos aposentados que, mesmo possuindo renda no valor citado, deve viver, exclusivamente, da renda da previdência.

Leia mais:

Estado do Maranhão será assistido por programa de superação da extrema pobreza
Programa Água para Todos chega ao Piauí e ao Maranhão
Bahia inaugura sala de monitoramento de rios para avaliar possibilidade de secas e enchentes
Abertas inscrições para cursos gratuitos sobre gestão de recursos hídricos

Fonte:

Codevasf

Portal Brasil

 



20/09/2012 18:03


Artigos Relacionados


Sergipe e Alagoas recebem cisternas e capacitação para manusear o reservatório

Famílias recebem cisternas do programa Água para Todos

Abastecimento de água na Bahia é reforçado com a entrega de mais de 69 mil cisternas

Famílias rurais recebem 380 cisternas em Alagoas

Duzentas famílias do sertão alagoano recebem cisternas

Trabalhadoras rurais do Acre recebem capacitação para Programa de Alimentos