PIB brasileiro crescerá acima da média mundial, diz ministro Pimentel
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse nesta terça-feira (22) que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescerá acima da média mundial em 2012, mas certamente será menor do que a previsão atual do governo, de 4,5%. No entanto, Pimentel reiterou que, apesar de preparado para enfrentar a crise internacional, o País não está imune a ela e, por isso, sofrerá impactos nas áreas econômica e industrial.
“Nós soubemos enfrentar a crise com ousadia. Por isso, o Brasil, em 2012, vai conseguir fazer o PIB crescer acima da média internacional, que deve estar entre 2,5% e 3%. Mas nossa previsão de 4,5% provavelmente será reduzida. Vamos conversar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre isso”, disse ele durante o seminário Desafios da Indústria Brasileira Frente à Competitividade Internacional.
Segundo Pimentel, os investimentos em infraestrutura e as ações de apoio à industria garantirão esse crescimento acima da média mundial. Para isso, acrescentou, a taxa de investimento sobre o PIB tem de ultrapassar a média de 19% a 20% e chegar a 24% ou 25%.
“O Brasil está preparado para enfrentar a crise. Mas isso não quer dizer que estamos imunes. Há impactos sobre nosso tecido econômico e sobre a indústria, conforme mostram os índices industriais. Precisamos ter atenção com volume e qualidade de investimentos porque a palavra chave no mundo inteiro é inovação”, acrescentou.
Pimentel reiterou, ainda, que a cotação do dólar - acima dos R$ 2 - é favorável aos exportadores. “Mas para quem importa é preocupante”, ponderou.
“Com o dólar no novo patamar, muda um pouco a programação das indústrias, e começa a ser atraente, de novo, exportar carros. A crise internacional fez o mercado externo se retrair muito, mas se a indústria automobilística acha que tem competitividade, nós vamos apoiá-la”, completou o ministro.
Fonte:
Agência Brasil
22/05/2012 17:54
Artigos Relacionados
Turismo no Brasil está acima da média mundial
Brasil fica em 73º em ranking de IDH da ONU e se mantém acima da média mundial
Número de turistas estrangeiros no Brasil subiu acima da média mundial
Economia mundial crescerá menos em 2011, avalia ministro da Fazenda
Economia brasileira crescerá acima de 5,5% em 2010, prevê Ipea
Mercado brasileiro de flores crescerá 15% em relação ao ano passado