Ministro afirma que momento histórico favorece a competitividade



O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou, na quarta-feira (11), em Brasíliadurante a abertura do 8º Encontro Nacional da Indústria (Enai), que o cenário de estabilidade econômica, democracia e crescimento de renda da população abre espaço para a construção de um novo consenso no Brasil, voltado para a recuperação da competitividade da economia brasileira.

“É nessa direção que todos nós estamos trabalhando. O Brasil só está conseguindo realizar o maior programa de concessões públicas de sua historia porque esse consenso está sendo construído na sociedade brasileira”, destacou o ministro.

Segundo Pimentel, não há termo de comparação para esse gigantesco esforço em direção à modernização da nossa infraestrutura de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

O ministro citou como parte desse processo, ainda, o Plano Brasil Maior, que “direcionou nossa indústria rumo ao século 21”. Pimentel disse ter confiança de que o Brasil será um país competitivo.

Na avaliação do ministro, o momento positivo atual é resultado de três momentos históricos de consenso:

  1. A queda do regime autoritário;
  2. A estabilidade econômica;
  3. O início dos programas de distribuição de renda.

“Tiramos da pobreza mais de 40 milhões de pessoas. Hoje, o Brasil está sempre entre os primeiros mercados consumidores”, apontou Pimentel.

Inovar-Auto

A solenidade de abertura do Enai contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, que falou sobre as principais medidas no âmbito do Plano Brasil Maior, “eixo estruturante da política industrial”.

Para ela, duas grandes conquistas do Plano, lançado em 2011, são as parcerias público-privadas (PPPs) do setor de fármacos - que permitiram o início da produção nacional de 78 medicamentos e vacinas, antes não produzidos no Brasil - e o regime automotivo lançado ano passado pelo governo.

Para a presidenta da República, o Inovar-Auto significará o relançamento da indústria automotiva brasileira como plataforma de inovação e produção mundial.

“Esse programa já resultou em R$ 8,3 bilhões em investimentos efetivados em novas plantas e na vinda de dez empresas internacionais fabricantes de veículos leves e pesados, além de várias empresas fornecedoras”, disse Dilma.

A presidenta também destacou os programas Pronatec e Ciência sem Fronteiras como grandes destaques do seu governo e “motivos de orgulho”.

Outros pontos abordados foram relativos a infraestrutura, crédito para a indústria e segurança jurídica para investimentos, entre outros. Dilma também falou da necessidade de superar deficiências e injustiças do atual sistema tributário nacional e disse que o Governo Federal tem trabalhado junto a governadores e parlamentares nesse sentido.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



12/12/2013 17:49


Artigos Relacionados


'Distritão' favorece os mais ricos e as 'vedetes' do momento, diz Simon

Sarney diz que Senado vive momento histórico

Renan diz que aprovação do Estatuto do Desarmamento é "momento histórico"

Tasso diz que Brasil vive momento histórico com julgamento no STF

Votação da Lei de Acesso à Informação é momento histórico, diz Eduardo Braga

Ana Rita vê conclusão de CPI como momento histórico para brasileiras