Pimentel prevê entendimento em relação à uniformização do ICMS sobre importados



O senador José Pimentel (PT-CE) disse, nesta segunda-feira (9), que parlamentares, governo federal e os estados estão tentando entendimento, nos últimos dias, para votar o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 72/2010, que uniformiza a cobrança de ICMS sobre importados. Ele lembrou que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve se pronunciar nesta quarta-feira (11) sobre o assunto.

O modelo acertado unifica em 4% a alíquota de cobrança ICMS nas operações interestaduais realizadas com produtos importados. Atualmente não há uma padronização. Cada estado define sua alíquota de ICMS, de forma a atrair a entrada de importados pelo seu território, gerando a chamada “guerra dos portos”.

– Entendemos que os incentivos fiscais estaduais são válidos, mas devem ser neutros para o país, não podem provocar mais desigualdades entre unidades da Federação. Os incentivos estaduais à importação agravam de forma pontual a competitividade dos produtos nacionais em pleno território brasileiro, o que no atual contexto econômico é muito prejudicial à nossa indústria.

Estados

O senador também considerou oportuno avançar em outras duas questões federativas: a mudança do indexador das dívidas dos estados e da nova legislação que regulamenta a tributação do comércio eletrônico.

Em relação à dívida dos estados, Pimentel lembrou que, quando as atuais regras foram pactuadas, a realidade do país era diferente. De acordo com ele, os altos índices inflacionários e a elevada taxa Selic tornavam o ambiente instável, mas agora esse acordo compromete as finanças públicas estaduais.

– Acredito que uma mudança do índice atual [IGP-DI + juros] para um índice igual à taxa Selic, principalmente com a sua tendência de queda, será benéfica para todos – sugeriu.

Sobre o crescimento do comércio eletrônico, José Pimentel afirmou que a cobrança atual de tributação, feita apenas no estado de origem da operação, acaba prejudicando algumas unidades federativas. Por esse motivo, o senador espera que sejam analisadas em conjunto pela CCJ as três propostas de emendas constitucionais que tratam das vendas virtuais: PEC 56/2011, PEC 103/2011 e PEC 113/2011.



09/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias elogia uniformização das alíquotas do ICMS sobre importados

Para empresários, uniformização de ICMS sobre importados fortalece indústria nacional

Líder do governo quer votar uniformização de ICMS de importados hoje no Plenário

Roberto Requião prevê disputa judicial em torno do ICMS sobre importados

Senadores querem debate sobre constitucionalidade de uniformização de alíquotas do ICMS

Leitura de parecer e voto em separado sobre uniformização do ICMS encerra reunião da CCJ