PINHEIRO RESSALTA IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA AGRÍCOLA



Ao ressaltar a vocação do Centro-Oeste para se tornar o novo celeiro do Brasil e o mais expressivo pólo de produção agrícola, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) afirmou hoje (dia 15) que faltam, no entanto, políticas mais consistentes de pesquisa agropecuária que assegurem o aumento de produtividade física e econômica da região,mantendo a qualidade dos produtose o respeito ao meio ambiente.

- A fim de possibilitar que os produtores locais possam concorrer com os de outras regiões brasileiras e, principalmente, com os produtores estrangeiros, é imprescindível obter avanços tecnológicos, sobretudo no campo da engenharia genética, da biotecnologia e das técnicas de cultivo. Não basta dispor dessas tecnologias nos centros e unidades de pesquisa, é necessário que elas possam ser demonstradas para os produtores e adotadas por eles - explicou.

Para Jonas Pinheiro, foi justamente essa a função que cumpriu a TecnoCampo 98, realizada em Rondonópolis, no Estado de Mato-Grosso, entre os dias 1o a 4 de abril último. "Ali foram demonstrados os resultados mais positivos da parceria entre a Embrapa, a Empaer/MT e a Fundação Mato Grosso, entidade privada criada em 1994, e mantida principalmente pelos agricultores, ao lado das indústrias de máquinas e insumos agrícolas, e prefeituras", informou.

O senador explicou que essa feira de tecnologia constituiu um evento pioneiro na região, com demonstrações dinâmicas do funcionamento de máquinas e implementos, bem como visitas a unidades demonstrativas plantadas com lavouras, onde se pôde constatar os resultados das pesquisas e conhecer as técnicas adequadas de cultivo, através da realização de palestras, excursões, cursos e seminários. "Pude constatar, pessoalmente o grande sucesso da feira", destacou.

Pinheiro referiu-se às atividades específicas da fundação, que já lançou, em apenas quatro anos de existência, onze variedades de soja e algodão, resistentes a pragas e doenças com elevado potencial de produção. "Em relação à soja, as novas semestes obtiveram, em escala comercial, uma produtividade de 80 sacos por hectares, bem superior à média da produção no estado de Mato Grosso", disse.



15/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda ressalta dedicação de Jonas Pinheiro ao setor agrícola

JONAS PINHEIRO ELOGIA POLÍTICA AGRÍCOLA

JONAS PINHEIRO DESTACA COOPERATIVISMO AGRÍCOLA

Em lançamento de Plano Agrícola, Renan ressalta contribuição do Congresso

Jonas Pinheiro diz que racionamento prejudica produção agrícola

Jonas Pinheiro registra vigor do setor agrícola