Planejamento vai formar 500 mil agentes para operar projetos de governo



O Ministério do Planejamento (MP) irá coordenar, a partir do próximo ano, um projeto para qualificar cerca de 500 mil agentes públicos com formação em nível médio ou superior. A meta é realizar a capacitação até 2016, com para que possam operar projetos e programas governamentais.  

A medida atende às finalidades de modernizar a gestão pública, promover a capacitação inicial da força de trabalho no setor público e intensificar a cooperação do governo federal com estados e municípios.

Poderão participar membros, dirigentes, gestores, técnicos e auxiliares dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todas as esferas de governo.

O curso para ser tecnólogo em Gestão Pública também vai receber integrantes da administração direta e indireta que sejam estatutários, celetistas ou comissionados e, ainda, os representantes dos conselhos gestores de políticas públicas de setores como saúde, alimentação escolar, assistência social, dentre outros.

O curso de tecnologia em Gestão Pública deverá oferecer formação sobre todo o ciclo de gestão da Administração Pública. A estrutura do curso vai receber suporte dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFES) e das escolas de governo, que atuarão como centros de recursos.

As ações serão desenvolvidas pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), cabendo à Secretaria de Gestão (Seges/MP) a supervisão da iniciativa.

     

Agentes municipais serão os primeiros 

Nos dois primeiros anos, 80% das vagas previstas serão reservadas para a esfera municipal em locais onde ainda existe maior carência de formação de alto nível em gestão pública.

Nesse período, serão abertas 30 mil vagas, distribuídas nos municípios com público alvo constituído majoritariamente de agentes municipais com nível médio de escolaridade.  

O curso utilizará a metodologia apropriada para educação de adultos, com a tecnologia de educação a distância para a capacitação profissional dos agentes públicos.

 

Graduação em dois anos 

Segundo o Ministério do Planejamento, o curso superior de tecnologia em Gestão Pública é uma graduação em nível tecnológico, com, no mínimo, 1.920 horas/aula, distribuídas em 24 meses, ofertado na modalidade de EaD, incluindo videoaulas.

A metodologia de ensino, adianta o ministério, prevê encontros semanais, nos quais os alunos dirigem-se aos polos de apoio presencial (unidades mantidas por municípios ou governos estaduais) e assistem a transmissão ao vivo das aulas.

  

Fonte:
Ministério do Planejamento



13/12/2010 14:41


Artigos Relacionados


Agentes de defesa civil farão curso para operar sistema de solicitação de recursos

Jefferson Praia diz que falta planejamento em projetos do Governo

CNPq divulga projetos aprovados para formar recursos humanos

Governo de SP faz mutirão para formar 3.440 pregoeiros eletrônicos

MEC e governo do RS assinam acordo para formar 34 mil profissionais de educação

ALCÂNTARA DESTACA PROGRAMA DO GOVERNO PARA FORMAR PROFESSORES