Plano urbanístico proposto para Brasília causa polêmica em Plenário



VEJA MAIS

Os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) fizeram em Plenário, nesta sexta-feira (8), pronunciamentos com fortes críticas ao Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, conhecido pela sigla PPCUB.

Em discussão na Câmara Legislativa do Distrito Federal, para a qual foi encaminhado pelo governador Agnelo Queiroz, o plano estabelece novas áreas para a construção de prédios comerciais, inclusive no Eixo Monumental, uma das principais vias de Brasília, hoje restrita ao funcionamento de órgãos públicos. Entre outras coisas, o PPCUB permite a divisão de lotes e a transformação de clubes sociais em hotéis.

Na opinião de Rollemberg, o projeto foi concebido para satisfazer os interesses dos especuladores imobiliários. Ele apelou à presidente Dilma Rousseff para que intervenha no debate da questão e evite um “escândalo nacional”.

Cristovam acredita que “está havendo um ato de profunda corrupção nas prioridades”, que poderá “deformar o traçado urbanístico de Brasília” e coloca em risco o título de Patrimônio Histórico da Humanidade que a cidade recebeu da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).



08/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg critica plano urbanístico proposto pelo governo do DF

CÂNDIDO PROPÕE AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR PLANO URBANÍSTICO DE BRASÍLIA

CÂNDIDO PROPÕE AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR PLANO URBANÍSTICO DE BRASÍLIA

CAMPOS CRITICA ALTERAÇÕES NO PLANO URBANÍSTICO DE BRASÍLIA

Rollemberg faz críticas ao Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília

Alteração no plano urbanístico de Brasília está em debate no Senado