Plebiscito poderá criar novo estado ou território na região Centro-Oeste
Mozarildo já havia apresentado propostas autorizando plebiscitos para a criação de mais duas unidades da Federação - o do Tapajós, no Pará, e o do Solimões, no Amazonas. O projeto sobre Tapajós foi modificado pelo relator da matéria na CCJ, senador Romeu Tuma (PFL-SP), para estabelecer que o plebiscito será sobre a criação de um território, e não de um estado. Já a proposição relativa ao Solimões recebeu do relator, senador Jefferson Péres (PDT-AM), um substitutivo, aprovado na comissão, criando três territórios no local, em vez de um estado. Essas duas matérias aguardam exame da Câmara dos Deputados.
Justificando a necessidade de criação do Araguaia, Mozarildo argumentou que Mato Grosso tem 906.806 quilômetros quadrados, mais de quatro vezes a área do estado de São Paulo. Segundo o senador, Mato Grosso tem quase o mesmo tamanho que São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santos juntos. "Por sua dimensão, não consegue se beneficiar de ações governamentais para induzir um desenvolvimento harmônico do estado", disse o senador.
Segundo Mozarildo, a região norte de Mato Grosso, onde poderá ser criado o Araguaia, é a que mais se ressente da ausência do Estado. O senador acredita que a criação de um novo estado no local permitirá a construção de uma estrutura de serviços públicos e de instituições que permita aos habitantes da região ter mais desenvolvimento e bem-estar social.
09/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plebiscito poderá criar novo estado no Centro-Oeste
PLEBISCITO PODERÁ CRIAR TRÊS TERRITÓRIOS NA AMAZÔNIA
Aprovado projeto que autoriza governo a criar o Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Senadores eleitos na Região Centro-Oeste
Finep premia inovadores da região Centro-Oeste
Aplicativo incentiva o turismo na região Centro-Oeste