PLEBISCITO PODERÁ CRIAR TRÊS TERRITÓRIOS NA AMAZÔNIA
O projeto vai agora à Câmara dos Deputados e, se for aprovado, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas terá seis meses, após a promulgação da lei, para convocar o plebiscito em todo o estado.
O projeto inicial de Mozarildo previa um plebiscito sobre o desmembramento de vários municípios para a criação do estado de Solimões. Relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Jefferson Peres concluiu que a melhor alternativa seria criar territórios federais.
De acordo com o substitutivo, o território do Rio Negro será criado a partir dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. Solimões terá origem a partir dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Tonantins, Amaturá, Fonte Boa, Jutaí, Alvarães, Uarini, Maraã, Japurá e Santo Antônio do Içá. O território de Juruá, por sua vez, se aprovado no plebiscito terá origem nos municípios de Carauari, Itamarati, Eirunepê, Envira, Ipixuna, Guajará e Juruá.
09/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
APROVADO PLEBISCITO PARA A CRIAÇÃO DE TRÊS TERRITÓRIOS
Plebiscito poderá criar novo estado no Centro-Oeste
Plebiscito poderá criar novo estado ou território na região Centro-Oeste
Ministério da Ciência e Tecnologia poderá criar três novos centros de pesquisa
Aldeias da Amazônia definem territórios de acesso à educação
CRA debaterá territórios quilombolas e impacto do novo Código Florestal em Minas e na Amazônia