Plenário analisa projeto que susta decisão do TSE sobre número de deputados por estado



Os senadores examinam agora o Projeto de Decreto Legislativo (PDS 85/2013), do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), que susta os efeitos de resolução administrativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A resolução redefiniu o número de deputados federais, estaduais e distritais no país, em resposta a pedido da Assembleia Legislativa do Amazonas. Sem entendimento em torno da matéria, os senadores ainda vão analisar requerimento apresentado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) para que a proposta seja examinada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Se aprovado o requerimento, a matéria será retirada da pauta de votações do Plenário.

Com as mudanças propostas pela resolução do TSE há, por exemplo, o ganho de quatro cadeiras na bancada do Pará. Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Amazonas também ganham mais deputados. Por outro lado, as representações de Paraíba, Piauí, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Sul perdem representantes.

O tema é polêmico, pois para muitos senadores, incluindo o relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Pedro Taques (PDT-MT), um decreto legislativo não pode anular decisões judiciais ou administrativas do Poder Judiciário.

O relatório do senador Pedro Taques, que era contrário à aprovação da proposta, foi rejeitado por 12 a 10, com duas abstenções na CCJ, no dia 25 de setembro. Prevaleceu o voto em separado, pela aprovação da matéria, apresentado pelo senador Wellington Dias (PT-PI).

O projeto tramita em regime de urgência. Se aprovado no Plenário, ainda deve ser analisado pela Câmara dos Deputados.

Mais informações a seguir



23/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado mantém na pauta o projeto que susta decisão do TSE sobre número de deputados

Decreto que susta resolução do TSE sobre número de deputados vai à promulgação

Polêmica marca aprovação do projeto que susta efeitos de decisão do TSE

Plenário vota na próxima semana decreto que suspende decisão do TSE sobre número de cadeiras na Câmara

Decisão do TSE que alterou número de deputados é sustada pelo Senado

Projeto que derruba resolução do TSE sobre composição da Câmara de Deputados passa na CCJ e vai a Plenário