Senado mantém na pauta o projeto que susta decisão do TSE sobre número de deputados



Depois de duas horas de debates, os senadores decidiram manter na pauta do Plenário, por 34 votos a 25 e com 3 abstenções, o Projeto de Decreto Legislativo (PDS 85/2013), do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), que susta os efeitos de resolução administrativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, o projeto será votado imediatamente. Se for aprovado, segue para a Câmara dos Deputados.

VEJA MAIS

A resolução redefiniu o número de deputados federais, estaduais e distritais no país. Assim, Pará, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Amazonas ganham mais deputados. Já as representações de Paraíba, Piauí, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Sul perdem representantes.

O requerimento do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) pedia que a matéria fosse examinada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

A polêmica não envolve apenas a quantidade de deputados a que cada estado terá nas próximas eleições, mas a forma como se quer fazer a mudança. Assim como fez na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Pedro Taques (PDT-MT) voltou a defender, durante a discussão em Plenário, que um decreto legislativo não pode anular decisões judiciais ou administrativas do Poder Judiciário.

Um grupo de parlamentares, incluindo o autor do PDS 85/13, senador Eduardo Lopes, argumenta que seria necessário um projeto de lei complementar para definir o número de deputados e não apenas uma resolução do TSE. O senador carioca também é autor do projeto de lei (PLS 221/2013 - Complementar) que altera o número de deputados federais em 13 estados brasileiros para a próxima legislatura (2015- 2019). A proposta está na pauta da CCJ.

A alteração do número de deputados pelo TSE foi questionada durante a discussão no próprio tribunal. No entendimento de alguns ministros, o número de deputados federais deveria ser definido pelo Congresso Nacional, por lei complementar. O argumento é o mesmo defendido pelo senador Eduardo Lopes. Para ele, a decisão do TSE é uma “invasão de competência” e fere a Constituição.

Mais informações a seguir



23/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário analisa projeto que susta decisão do TSE sobre número de deputados por estado

Decreto que susta resolução do TSE sobre número de deputados vai à promulgação

Decisão do TSE que alterou número de deputados é sustada pelo Senado

Polêmica marca aprovação do projeto que susta efeitos de decisão do TSE

Deputados pedem que Senado reflita sobre extinção da contribuição sindical antes de ratificar decisão da Câmara

Promulgado projeto que mantém atual distribuição de deputados federais