Plenário aprova novas regras de partilha do FPE
O Senado acaba de aprovar, por 54 a 9, as novas regras para partilha do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O projeto (PLS 240/2013), apresentado com as assinaturas de 45 senadores, traz poucas mudanças com relação ao texto aprovado em abril pelo Senado e rejeitado pela Câmara na última semana. Agora, a Câmara tem até a próxima semana para aprovar as novas regras, limite estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal para que as regras passem a valer, sob o risco de o repasse dos recursos aos estados ficar suspenso.
O texto aprovado pelo Senado foi o do relator, senador Walter Pinheiro (PT-BA), com a rejeição das emendas apresentadas pelos senadores Lobão Filho (PMDB-MA) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que tentaram garantir mais recursos para as regiões Nordeste e Amazônica, respectivamente.
Durante a votação, muitos senadores levantaram dúvidas sobre a possibilidade de aprovação pela Câmara, já que o texto rejeitado na última semana (PLS 192/2011 - Complementar) era muito parecido com o aprovado na noite desta terça-feira.
O projeto prevê a distribuição dos recursos do FPE nos mesmos critérios atuais até 2015. A partir de 2016, cada estado terá garantido um repasse mínimo igual ao valor recebido em 2015, com a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais 75% da variação real do Produto Interno Bruto (PIB) no período. O excedente será distribuído de acordo com critérios de população e inverso da renda per capita.
Mais informações a seguir
18/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário aprova novas regras para o Refis
Plenário do Senado aprova novas regras para criação de municípios
Senado pode votar hoje novas regras de partilha do FPE
Eduardo Suplicy aponta complexidade das novas regras de partilha do FPE
Marcada para terça votação das novas regras de partilha do FPE
Mudança no FPM deve conciliar aumento de recursos com novas regras de partilha