Plenário aprova três indicações da presidente Dilma para Embaixadas do Brasil
O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (26), três indicações da presidente da República para o cargo de embaixador do Brasil. Os indicados já haviam sido aprovados na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em 31 de outubro.
Sérgio Luiz Canaes será o novo embaixador do Brasil na Sérvia, cargo que vai acumular com a representação brasileira em Montenegro. Durante a sabatina na CRE, Canaes informou que começam em janeiro de 2014 as negociações para a adesão da Sérvia à União Europeia. Segundo o diplomata, isso deverá significar estímulo à economia sérvia, que ainda está sob forte influência estatal.
Outro nome aprovado foi o de Appio Claudio Muniz Acquarone Filho, indicado para a Embaixada do Brasil no Chipre. Na sabatina da CRE, Acquarone Filho informou que está para ocorrer uma nova rodada de negociações políticas entre as duas principais comunidades do país – os greco-cipriotas e os turco-cipriotas. O Chipre entrou para a União Europeia em 2004, mas ainda não conseguiu promover um acordo definitivo entre os dois grupos étnicos do país.
O Senado aprovou ainda a indicação do diplomata Antonio Carlos do Nascimento Pedro para o cargo de embaixador do Brasil no Kuwait, cumulativamente com a representação brasileira no Reino do Bareine. Durante o exame na CRE, Pedro disse que o Kuwait está atravessando um período de transição. Ele informou que a família real que domina o país há quase duzentos anos tem feito gestos de abertura nas áreas social e política. Ele acrescentou que uma recente missão brasileira levantou oportunidades em megaprojetos, inclusive de criação de um hub de aviação, no agronegócio, em produtos manufaturados e na moda.
26/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprova indicações para três embaixadas e elege vice-presidente
Plenário aprova indicações para embaixadas do Brasil em Cingapura e na Ucrânia
Plenário aprova indicações para cinco embaixadas
CRE aprova indicações do presidente para embaixadas
Plenário aprova indicações para o Cade e sete embaixadas
Plenário aprova indicações para cargos no BC, STJ, ANP, DNIT e embaixadas