Plenário discute reforma da Previdência em mais três sessões



A reforma da Previdência será debatida durante três sessões plenárias nesta semana, de terça (4) a quinta-feira (6). A quinta e última sessão de discussão da proposta, em primeiro turno, acontecerá no próximo dia 11, quando se encerra o prazo para apresentação de emendas de conteúdo.

Nesta segunda-feira (3), foi realizada a primeira sessão de discussão, em primeiro turno, de duas propostas de emenda à Constituição (PECs): a de nº 11/1999, que prevê que concessões para exploração de recursos e jazidas minerais serão por prazo determinado, e a de nº 11/2001, que permite ao Supremo Tribunal Federal (STF) delegar aos Juízos Federais de 1ª instância a homologação de sentença estrangeira relativa a separação judicial e divórcio.

Na terça-feira (4), deverá ser votado, em regime de urgência, o projeto de resolução nº 44/2003, que isenta dos limites para operações de crédito aquelas contratadas junto ao Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Reluz) e as decorrentes do parcelamento de débito junto a concessionárias de energia elétrica. O projeto pretende também viabilizar a regularização de operações contratadas em conformidade com os limites e condições estabelecidos por resolução do Senado, mas não autorizadas explicitamente pelo Ministério da Fazenda ou pelo Senado.

Também estão na pauta desta terça-feira a PEC nº 27/2003, que determina que as medidas provisórias terão a sua votação iniciada, alternadamente, na Câmara dos Deputados e no Senado; o Projeto de Decreto Legislativo nº 668/2003, que aprova as contas dos presidentes da Justiça Federal relativas ao exercício de 2000; e o Projeto de Resolução nº 54/2003, que autoriza o governo brasileiro a contratar operação de crédito externo no valor total de US$ 12,120 milhões com o Banco Mundial para financiamento parcial do Projeto de Assistência Técnica ao Setor Elétrico Brasileiro (Estal).

Ainda nesta terça, realiza-se a segunda sessão de discussão da reforma da Previdência (PEC nº 67/2003) e da PEC nº 7/2003, que exclui do monopólio da União a produção, a comercialização e a utilização de radioisótopos de meia-vida curta para usos médicos, agrícolas e industriais.

Na quarta-feira (5), o Plenário deve votar o Projeto de Lei da Câmara nº 65/2003 que trata do Quadro de Pessoal da Agência Nacional de Águas (Ana) e a proposta de emenda à Constituição sobre os radioisótopos, além de realizar a terceira sessão de discussão, em primeiro turno, da reforma da Previdência.

A PEC da reforma da Previdência será discutida novamente na quinta-feira (6). Já na sexta-feira (7), o Senado realizará a segunda sessão de discussão, em primeiro turno, de duas propostas de emenda à Constituição: a de nº 64/1999, sobre o comparecimento do presidente da República ao Congresso Nacional na abertura da sessão legislativa, e a de nº 7/2000, que assegura aos maiores de 65 anos o acesso gratuito aos órgãos do Poder Judiciário e estabelece que a União e os estados criarão juizados especiais com competência para processar e julgar ações relativas à proteção e aos direitos dos idosos.




03/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes são consultados sobre sessões, para acelerar reforma da previdência

Plenário discute valor de benefício da Previdência

Com 336 emendas de plenário, reforma da Previdência volta à CCJ

Plenário inicia discussão da reforma da Previdência

Ministro da Previdência debate reforma no Plenário

Com 336 emendas de plenário, reforma da Previdência volta à CCJ