Plenário inicia discussão da reforma da Previdência



Exatamente dois meses depois de chegar ao Senado, a reforma da Previdência terá nesta terça-feira (28) sua primeira discussão em Plenário, com espaço para que qualquer um dos 81 senadores se manifeste sobre as mudanças. Até agora, a reforma teve sua discussão limitada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O Plenário discutirá a reforma até o dia 5 de novembro, período em que os senadores também apresentarão suas emendas. Excepcionalmente, o prazo de emendas foi aberto na quinta-feira (23) e nas primeiras 48 horas o seu número já passava de 100. Só o senador Paulo Paim (PT-RS) propôs 22 emendas de Plenário. Na CCJ, os senadores haviam apresentado 316 emendas.

A discussão em Plenário e a apresentação de novas emendas é apenas mais uma etapa no longo caminho que uma emenda constitucional polêmica deve percorrer no Senado. Depois das cinco sessões do Plenário destinadas à sua discussão, a reforma voltará, pela segunda vez, à CCJ, para votação das emendas de Plenário. Com acordo partidário, o processo pode ser rápido, mas sem acordo as emendas serão disputadas no voto.

O relator da reforma, senador Tião Viana (PT-AC), disse que estará em condições de apresentar parecer sobre as emendas de Plenário em menos de uma semana. No entanto, a falta de acordo da base do governo com os partidos de oposição (PFL e PSDB) torna difícil fazer uma previsão de quando a reforma da Previdência terá sua primeira votação em Plenário.

Além da tentativa dos senadores de fazer mudanças na reforma, a tramitação da chamada -emenda paralela- vem provocando mais atritos entre governistas e oposicionistas. Essa emenda foi apresentada pelos senadores da base governista e contém as mudanças aceitas até agora pelo governo na reforma previdenciária, no Senado. A idéia é aprovar sem alteração de texto da reforma que veio da Câmara, permitindo sua promulgação. Já as alterações contidas na -emenda paralela- seguirão ao exame dos deputados.



24/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PLENÁRIO ENCERROU DISCUSSÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Plenário inicia discussão das PECs da reforma política e dos precatórios

Reforma da Previdência: discussão em Plenário deve começar até dia 27

REFORMA DA PREVIDÊNCIA RECEBE QUATRO EMENDAS NO 1º DIA DE DISCUSSÃO EM PLENÁRIO

CAE inicia reunião com discussão de previdência de servidores

Senado inicia discussão das reformas ouvindo ministro da Previdência