Plenário escolhe integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar



O Plenário elegeu nesta terça-feira (6) os membros titulares do Conselho e Ética e Decoro Parlamentar, ao qual compete zelar pela preservação da dignidade do mandato dos senadores. O colegiado é formado por quinze membros titulares e igual número de suplentes, eleitos para mandato de dois anos, observado, quando possível, o princípio da proporcionalidade partidária e o rodízio entre partidos políticos ou blocos parlamentares não-representados.

O presidente do conselho será eleito posteriormente, por ocasião da primeira reunião do órgão. Como membros titulares, foram eleitos, pelo bloco de apoio ao governo, os senadores Augusto Botelho (PT-RR), Eduardo Suplicy (PT-SP), Renato Casagrande (PSB-ES), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Sibá Machado (PT-AC). Os suplentes destes parlamentares, que integram o bloco de apoio ao governo (PT-PTB-PR e PSB), não chegaram a ser definidos durante a votação.

Pelo PMDB foram eleitos os senadores Wellington Salgado (MG), Válter Pereira (MS), Gilvam Borges (AP) e Leomar Quintanilha (TO). Os suplentes escolhidos foram os senadores Valdir Raupp (RO), Gerson Camata (ES), Romero Jucá (RR) e José Maranhão (PB).

Pelo PFL, foram eleitos os senadores Demóstenes Torres (GO), Heráclito Fortes (PI) e Adelmir Santana (DF), como membros titulares. Como suplentes, foram eleitos os senadores Jonas Pinheiro (MT), César Borges (BA) e Maria do Carmo Alves (SE).

O senador Marconi Perillo (GO) e a senadora Marisa Serrano (MS) foram eleitos como membros titulares do PSDB no conselho, que terá como suplentes os senadores Arthur Virgílio (AM) e Sérgio Guerra (PE).

Pelo PDT, foi eleito o senador Jefferson Péres (AM). A vaga do suplente permanece a ser preenchida. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) também foi eleito para continuar no cargo de corregedor do Senado.

06/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anunciados integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Senado indica cinco novos integrantes de seu Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Conselho de Ética vai apurar possível quebra de decoro parlamentar

CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR REÚNE-SE NESTA QUARTA

Senado escolhe Vital do Rêgo como novo corregedor e elege integrantes do Conselho de Ética

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar ouve procuradores e repórteres da revista IstoÉ