Plenário examina obrigatoriedade de atendimento odontológico pelo SUS



O Plenário do Senado deve examinar nesta quarta-feira (30) projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 3/02) que estabelece a obrigatoriedade de as unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) oferecerem atendimento odontológico à população. Se o Senado aprovar o substitutivo apresentado pelo relator, senador Edison Lobão (PFL-MA), a matéria voltará à análise da Câmara.

O substitutivo foi submetido à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, com ele, o relator pretende ampliar o rol de ações preventivas e assistenciais em saúde a serem ofertadas pela rede pública ou conveniada ao SUS.

Em vez de aprovar uma lei específica, Lobão recomendou, no substitutivo, que a questão seja contemplada por meio de alteração na Lei 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde). Como o texto dessa lei trata da assistência à saúde em geral, o senador também considerou mais recomendável não especificar a obrigatoriedade de prestação de serviços odontológicos pelas unidades de saúde públicas ou privadas vinculadas ao SUS.

- O mais indicado é que proponha a atuação de todas as profissões de saúde reconhecidas na execução integrada das ações assistenciais e preventivas - ponderou Lobão. Assim, no substitutivo aprovado pela CAS, o parlamentar propõe -a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas executadas no âmbito de todas as profissões de saúde reconhecidas-.

O projeto deverá ser submetido à discussão e votação, em turno único, na sessão deliberativa desta quarta-feira (30).



28/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS analisa atendimento odontológico pelo SUS

CAS examina projetos sobre atendimento pelo SUS

Mais de 70 mil indígenas do MS receberão atendimento odontológico

CAS vota atendimento odontológico obrigatório a pacientes hospitalizados

Ampliação do atendimento oferecido pelo SUS está na pauta do Plenário

Indígenas de Guamá recebem unidades móveis de atendimento odontológico