Plenário inicia análise da MP da energia elétrica



Começou, agora há pouco, no Plenário do Senado, a análise da medida provisória (MP) 579/2012, que reduz o preço da tarifa de energia elétrica. A inclusão da MP na pauta do Senado, porém, gerou debate entre os senadores: DEM e PSDB se opuseram à decisão anunciada pela Mesa.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu a retirada da matéria de pauta, criticando o fato de destaques da MP 579 terem sido aprovados na Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (18) e  matéria já figurar na pauta do Plenário do Senado.

- Cinco minutos depois da aprovação na Câmara, a medida estava sendo lida no Senado. Nem Ayrton Senna nos melhores tempos! Se tudo no Brasil tivesse essa agilidade, o país estaria bem – ironizou Alvaro Dias.

O líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), contra-argumentou dizendo que não havia violação de acordos ou do Regimento Interno. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) também se manifestou pela continuidade da matéria na pauta.

Já o presidente José Sarney afirmou que o Senado participa da comissão provisória e já teria, assim, conhecimento do conteúdo da matéria. Sarney disse que a Mesa não violou o Regimento nem a vontade das lideranças e acrescentou que a pressa se deve à relevância da matéria, que pode reduzir a conta de energia para o consumidor brasileiro. O presidente do Senado disse também que a oposição anteriormente concordara com a decisão de incluir a matéria na pauta.

- Não estamos fazendo isso pela primeira vez. Estamos apenas cumprindo o que diz a Constituição. Vamos prosseguir na apreciação da matéria – afirmou, lembrando outras ocasiões em que medidas provisórias foram lidas e votadas no mesmo dia.

Alvaro Dias ressaltou que respeitava a decisão da Mesa, mas fez questão de demonstrar o “inconformismo da oposição” e pediu regras mais claras e definitivas para não ser surpreendido por “interesses do governo”.

- Esperamos que esse impasse não se repita – afirmou Alvaro Dias.

Mais informações a seguir.



18/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão inicia ciclo de audiências com debate sobre energia elétrica

Energia elétrica em debate na CI e no Plenário

Plenário inicia Ordem do Dia com análise de empréstimos a estados

Plenário inicia análise do projeto do Estatuto da Juventude

Plenário inicia análise da PEC que trata da perda automática de mandato

CCJ inicia reunião para análise de projetos que ainda vão a Plenário