Plenário inicia discussão da PEC que prorroga a CPMF
Os senadores começaram, no início da noite desta terça-feira (27), as discussões em Plenário da proposta de Emenda à Constituição (PEC 89/07) que prorroga até 2011 a vigência da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira ( CPMF ). Antes de ser votada em primeiro turno, a PEC deve passar por cinco sessões de discussão, a desta terça (27) foi a primeira. Se aprovada em primeiro turno, a PEC será submetida a mais três sessões de discussão e a um segundo turno de votação em Plenário.
Nesta primeira sessão de discussão, os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), Marconi Perillo (PSDB-GO), Mário Couto (PSDB-PA) e Mão Santa (PMDB-PI) reafirmaram suas posições contrárias à prorrogação da CPMF. Arthur Virgílio adiantou que o PSDB pretende apresentar emenda à PEC, na quinta sessão de discussão em primeiro turno, o que fará a matéria retornar para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Arthur Virgílio também disse que a arrecadação do governo federal com impostos "vem aumentando", e que o governo federal "gasta muito e gasta mal". O líder do PSDB demonstrou otimismo e disse que a oposição conseguirá os votos suficientes para acabar com a contribuição.
Marconi Perillo disse que a carga tributária brasileira é excessiva e que o governo Luiz Inácio Lula da Silva deveria "ter feito um projeto de longo prazo para o país". Mário Couto afirmou que votará contra a CPMF "em favor da maioria do povo brasileiro". Ele disse que o governo federal gasta muito e que a corrupção gera prejuízos ao Brasil da ordem de US$ 3,5 bilhões anuais. Mão Santa disse que "o governo não vai acabar se a CPMF não for prorrogada". Ele também reclamou da alta carga tributária brasileira.
27/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ aprova relatório contra emendas de Plenário à PEC que prorroga a CPMF
PEC que prorroga CPMF está na pauta do Plenário desta terça-feira
Plenário inicia discussão da PEC das Domésticas
Plenário inicia discussão da PEC do trabalho escravo
Plenário inicia discussão da reforma da Previdência
Plenário inicia discussão das novas regras do FPE