Plenário pode votar PEC que dificulta criação de órgãos públicos
Apesar de a pauta estar destrancada, após a aprovação da MP 626/2013, as votações em Plenário continuam indefinidas. A única proposta na ordem do dia é a PEC 34/2013, do senador José Agripino (DEM-RN), que dificulta a criação e a extinção de órgãos públicos. No entanto, por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, é preciso quórum qualificado para a aprovação - são exigidos três quintos dos senadores, ou 49 dos 81 votos.
Além disso, o governo já sinalizou que votará contra a proposta, que exige que a criação e a extinção de ministérios, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista se deem por lei complementar, e não por lei ordinária, como ocorre hoje.
– Isso engessa os governos. Para criar [instituições] é por lei, para extinguir tem que ser por lei – explicou Eduardo Braga.
Já Agripino observa que a administração pública sofre de um "desmedido inchaço" e argumenta que a mudança valorizaria o Poder Legislativo e contribuiria para a melhora da gestão pública.
CPI do Transporte
De acordo com o senador Gim (PTB-DF), vice-líder do governo, os partidos devem indicar na próxima semana os nomes dos senadores para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público. O requerimento para a criação da CPI, apresentado por Roberto Requião (PMDB-PR), foi lido em dezembro, depois de conferido o número mínimo de assinaturas (27).
O governo, segundo Requião, estaria fazendo pressão para que a comissão não seja instalada.
– Até hoje a Mesa está enrolando com pressão do governo. Eu pergunto por quê? Por que o governo não quer que se abra a caixa-preta dos contratos e das licitações de ônibus no Brasil? Não tem nenhum cabimento isso – protestou em Plenário na quarta-feira (5).
07/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado pode votar PEC que dificulta criação de órgãos públicos
Plenário vota PEC que dificulta criação de órgãos públicos
Avança tramitação da PEC do Trabalho Escravo e da PEC que dificulta criação de órgãos públicos
Plenário rejeita PEC que dificultava criação de órgãos públicos
Plenário rejeita proposta que dificultava criação de órgãos públicos
Plenário pode votar MPs que abrem créditos extraordinários para órgãos do governo